Como verificar se o meu CPF está negativado? Confira aqui como consultar.

Imagem: Reprodução/Google


As pessoas podem ter seu CPF negativado se pararem de pagar uma conta ou comprar, fazendo com que a dívida permaneça aberta. É comum dizer que o trabalhador recebe o "nome sujo", pois acaba comprometendo sua vida financeira.


Alguém nessa situação está na lista de órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Esse indivíduo é impedido de algumas ações, conforme solicitado um empréstimo.


A Serasa informou que existem atualmente cerca de 62,5 milhões de brasileiros com CPF negativado. Isso soma r$ 249 bilhões, calculando uma dívida média de R$ 3.900 por pessoa.

 

CPF negativo: como verificar pela internet

Quando uma pessoa está com pagamento em aberto, a empresa deve notificá-lo da dívida. De acordo com o direito do consumidor, este aviso também deve informar a data em que o cliente terá seu nome enviado ao SPC/Serasa.


No entanto, nem todo mundo sabe quando é chamado de sujo. Para verificar se o CPF está negativado na internet, é preciso entrar em um site especializado em proteção ao crédito. A consulta geralmente é feita através do portal do Serasa, seguindo as etapas abaixo:


  • Na plataforma, clique em "Consultar CPF gratuito";
  • Digite seu Número de Segurança Social, clique em "continuar" e digite a senha. Se você ainda não tem cadastro no site, clique no link "cadastre-se para abrir uma conta";
  • Por sua conta, vá para "Meu Número de Segurança Social". Nesta área você encontrará a mensagem dizendo se você tem ou não o CPF negativo.
  • Nome sujo: o que fazer para "limpar" o CPF

Se, na plataforma do Serasa, você identificar que tem o nome sujo, veja se a agência tem opções de negociação. A Serasa geralmente faz renegociação de dívidas em parceria com diversas empresas.


Se você não encontrar a empresa específica a que você deve, entre em contato diretamente com eles para negociar o pagamento. Muitas vezes, para quem já tem o CPF negativo, são dados descontos para quitação da dívida.

2 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem