Empréstimo consignado INSS: Veja quais são as taxas, se vale a pena, e como contratar.

Imagem: Reprodução/Google

O empréstimo assinado ao INSS é uma das principais modalidades de crédito do país. Essa modalidade tem uma das menores taxas de juros do mercado. Como as parcelas são desabilizadas diretamente do salário ou benefício do INSS. Entenda detalhes desta oferta de crédito.


O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito direcionada aos aposentados e pensionistas do INSS. Além disso, pode ser obtido por militares, trabalhadores clt de empresas privadas e servidores públicos.


Ao solicitar esse empréstimo, a instituição credora desarmará as parcelas diretamente do benefício do INSS, ou folha de pagamento. Portanto, o benefício ou salário funciona como garantia de que o credor receberá o valor oferecido.


Por causa dessa previsibilidade de pagamentos, as taxas de juros são menores do que muitas modalidades no mercado. Dependendo dos critérios da instituição financeira, pessoas negativas também podem tomar o empréstimo consignado.


Normalmente, a margem de folha de pagamento é de 35% da folha de pagamento total da pessoa.


No entanto, por causa da lei 14.131/2021, a margem consignável aumentou para 40% até o final deste ano — para servidores públicos e inativos, militares, aposentados e pensionistas do INSS. Para o próximo ano, a margem foi de 35%.


Quais são as taxas de empréstimo estabelecidas no INSS?

Como as taxas específicas variam de acordo com o credor. De qualquer forma, segundo o Ministério da Economia, a taxa mensal máxima a ser cobrada é de 1,80% para folha de pagamento e 2,70% para o cartão de crédito.


Vale ressaltar que essa taxa de juros já inclui todos os custos operacionais do empréstimo pessoal e do cartão de crédito.


Ao disponibilizar, as instituições financeiras podem cobrar alguns custos extras, como taxa de abertura de crédito, taxa de inscrição e seguro. Esses custos chegam ao valor total que precisa ser pago até o final do empréstimo.


Por isso, é importante ler atentamente o contrato da respectiva instituição financeira, antes de assinar o contrato, para saber qual será o valor exato a ser pago pelo empréstimo.


Onde contratar empréstimo consignado para o INSS?

Dezenas de instituições financeiras oferecem esse tipo de empréstimo. Em cada uma delas, as condições podem ser diferentes, como o prazo para pagamento e o prazo para pagar a primeira parcela. Entre as instituições disponíveis no mercado estão:


FinanZero

Santander

Itaú

Banco nordeste

Bradesco

Banco do Brasil

Agibank

Cetelem

Diamante

Crefisa

BMG

Créditos

Banco Inter

Caixa


Em geral, o empréstimo consignado pode ser oferecido por bancos, fintechs, seguradoras, instituições financeiras, cooperativas ou outra instituição que autorize a operação.


Para obter o empréstimo consignado, a instituição que vai emprestar o dinheiro deve ter um acordo com a fonte pagadora do interessado — no caso de um aposentado, por exemplo, o INSS.


Vale a pena contratar empréstimo consignado para o INSS?

Como o empréstimo consignado tem uma das menores taxas do mercado, essa modalidade pode ser considerada em caso de necessidade.
Outro ponto positivo é que as ofertas de crédito acontecem com menos burocracia, e com rápida liberação de dinheiro.


Se a pessoa tem uma dívida cara — no rotação do cartão de crédito ou cheque especial — por exemplo, o crédito consignado pode ser viável, já que as taxas tendem a ser menores. Com isso, haveria uma redução no valor total a ser pago de juros.


No entanto, por causa do método de pagamento, parte da renda está comprometida. Por causa disso, o interessado deve verificar se o valor a ser descontado mensalmente não será perdido no dia-a-dia. Imprevistos podem acontecer, e recomenda-se organizar para antecipar possíveis problemas futuros.


Como as ofertas deste empréstimo variam de acordo com a instituição, também vale a pena verificar se as condições específicas são vantajosas. Por isso, recomenda-se entrar em contato com o banco com antecedência para saber detalhes do contrato.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem