Canela no cabelo? Veja os benefícios + receitas.

Fonte: All Things Hair

A canela é um ingrediente importante na cozinha. Seu sabor marcante dá um toque final essencial na maioria dos pratos em que é usado, mas o tempero também é um forte aliado da cosmetologia. Hoje em dia, afinal, é difícil até encontrar um ingrediente que sirva tanto comida quanto beleza. Nesse sentido, a canela no cabelo tem vários benefícios. O hábito de passá-lo no cabelo é popular mundialmente, e não só no Brasil.


Mas afinal, por que aplicar canela no cabelo? De certa forma, o costume pode parecer estranho para muitos. No entanto, acredita-se que a passagem do ingrediente nos fios os torna mais fortes, além de colaborar com a saúde do couro cabeludo. Assim, a circulação sanguínea é ativa e até mesmo o crescimento capilar pode se beneficiar do hábito. Da mesma forma, é possível encontrar canela em qualquer mercado, sendo uma opção de tratamento barata para cuidar dos fios.


Confira tudo o que você precisa saber sobre canela no cabelo, bem como seus benefícios, como usar e as melhores receitas para testar em casa.


Benefícios da canela no cabelo

Enquanto na forma de qualquer alimento, após o consumo, a canela estimula o efeito termogênico no corpo. Ou seja: acelera o metabolismo e, consequentemente, a circulação sanguínea. Dessa forma, o couro cabeludo, através da circulação de sangue, ganha mais nutrientes e oxigênio, o que faz com que o cabelo cresça. Ainda age contra radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce e o enfraquecimento capilar.

 

Além disso, a canela no cabelo ainda ajuda quem está em busca do branqueamento dos fios. Suas propriedades ajudam na mudança temporária do tom capilar, que é perfeito para quem quer mudar um pouco o visual. No geral, o ingrediente oferece:


  • Resistência;
  • Iluminação natural;
  • Crescimento rápido;
  • Regeneração de fios opacos e danificados;
  • Hidratação intensa.
  • Óleo essencial de canela


Na cosmetologia, o óleo essencial de canela tem grande valor. É usado como ingrediente para curar máscaras de pele e cabelo, pois possui propriedades antioxidantes, antimicrobianas e um conjunto de vitaminas e microelementos. Ajuda a parar a queda de cabelo, restaurando a estrutura danificada e ativando o crescimento. Da mesma forma, desperta folículos capilares dormentes, fortalecendo-os e nutrindo-os por dentro.


O óleo essencial de canela ainda deixa o cabelo mais bonito, brilhante e saudável, restaura as pontas divididas e evita o cabelo grisalho. Além disso, acaba com problemas como caspa e pele seca ao restaurar as glândulas sebáceas.


Receitas de canela no cabelo

Agora, você vai conferir as receitas mais populares de aplicação de canela no cabelo. Todos são simples e práticos, e é possível fazer tudo em casa. No entanto, não é recomendável testá-los se você tem problemas como inflamação do couro cabeludo, para que o caso não seja agravado.


1 - Tintura natural de canela


Esta receita de corante natural é ideal para quem quer clarear os fios temporariamente. A canela funciona como um toner para cabelos claros, mas seu efeito clareamento é natural para todos os tipos de fios.


Ingredientes

  • 1 colher de sopa de canela
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1/2 xícara de azeite

Modo de encenação

Primeiro, aqueça o azeite. Quando estiver muito quente, adicione os outros ingredientes e misture tudo até obter uma consistência homogênea. Em seguida, aguarde que a mistura esfrie, aplicando pavio por pavio. Deixe agir sobre os fios por 40 minutos e, depois disso, lave e finalize normalmente.


2 - Para o crescimento dos fios


A canela ainda é excelente para acelerar o crescimento dos fios. Ao atuar na circulação sanguínea do couro cabeludo, o crescimento capilar recebe ainda mais estimulação.


  • Ingredientes
  • Óleo de coco (100ml)
  • Pó de canela (1 colher de chá)
  • Cravo (1 colher de chá)
  • Azeite extra virgem (100ml)
  • Modo de encenação

Primeiro, derreta óleo de coco. Em seguida, misture com canela, cravo e azeite. Coloque a mistura em um recipiente de vidro para que os nutrientes sejam preservados. Deixe isso armazenado em uma luz seca, arejada e livre de sol por 3 dias. Se o óleo estiver sólido ao usar, basta derreter em um banho de água. Aplique a mistura ao cabelo sempre no couro cabeludo ainda seco, massageando bem a raiz. Depois de sair para agir por 2 ou 3 horas, lave bem com shampoo e faça uma máscara hidratante.

3 - Canela para definir os cachos


Entre tantos benefícios, a canela ainda é uma poderosa aliada para quem quer definir seus cachos. Nesse sentido, sua versão diluída é usada no chá.


Ingredientes

  • 2 canelas na vara
  • 2 xícaras de água

Modo de encenação

Basta ferver duas xícaras de água com 2 pauzinhos de canela, e assim que o líquido ferver, desligue o fogo. Em seguida, espere o chá esfriar e colocá-lo em um spray. Por fim, borrife os cabelos secos ou úmidos, de modo que o chá ajude a definir os cachos ou no dia seguinte.


4 - Para clarear os fios

Da mesma forma, além de funcionar como um toner, a canela ainda tem um efeito clareamento. Quem tem cabelo escuro, no entanto, precisa repetir o processo várias vezes com um intervalo de alguns dias, para que ele note algum efeito.


Ingredientes

  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 xícara de condicionador de sua escolha

Modo de encenação

Misture bem a canela no condicionador, mexendo até obter um creme homogêneo. Em seguida, lave o cabelo com seu xampu ou condicionador, como de costume. Logo depois, aplique o creme com canela por todo o cabelo, com os dedos ou um pente, depois de drenar toda a água e deixar o cabelo apenas úmido. Por fim, coloque uma tampa térmica e deixe a mistura agir por 30 minutos. Lave tudo depois com muita água.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem