Auxílio Brasil: Confira os documentos necessário para confirmar a participação do novo Bolsa Família.

Imagem: Reprodução/Google

O Auxílio Brasil é o novo programa de distribuição de renda do governo federal, previsto para ser lançado em novembro. Por enquanto, a proposta da medida, que vista substituir o Bolsa Família, ainda aguarda tramitação no Congresso Nacional. Porém, os interessados já podem adiantar o processo de adesão ao programa.


Isso porque, assim como acontece no Bolsa Família, a inclusão dos beneficiários no Auxílio Brasil será mediante elegibilidade do Cadastro Único (CadÚnico). Neste caso, as informações constadas no banco de dados do governo devem estar atualizadas para que a inclusão no novo benefício não seja prejudicada.


Tantos novos cadastros quanto atualizações do CadÚnico são processos realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Durante a inscrição ou revisão cadastral, exige-se os seguintes documentos:
 

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento (caso a pessoa seja casada civilmente);
  • Carteira de Trabalho; e
  • Título de Eleitor.

Em se tratando de pessoas com origem indígena, é necessário apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).


Passadas as etapas de adesão ou atualização do CadÚnico, o inscrito poderá acompanhar depois de alguns dias as informações relacionadas ao seu cadastro pelo aplicativo Meu CadÚnico, habilitado para dispositivos Android e iOS. Outra forma de consulta é através do telefone 0800 707 2003.


Lembrando que os critérios de participação no Auxílio Brasil ainda não foram oficialmente divulgados, podendo exigir condições mais específicas de renda ou composição familiar.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem