Veja como fazer o Suchá de maracujá para pressão alta; Confira os benefícios.

Imagem: Reprodução/Google

O suchá de maracujá é um excelente remédio caseiro para quem sofre de pressão alta, pois além de ser uma fruta deliciosa, o maracujá contém bastante cálcio e potássio que ajudam a regular a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea.


Além disso, o maracujá também é conhecido por uma importante substância relaxante, conhecida como passiflora, que atua diretamente no sistema nervoso e que pode ajudar a regular a pressão arterial em pessoas que sofrem constantemente com muito estresse, nervosismo e ansiedade, por exemplo.


Por também ser fonte de vitamina A e C, esta fruta é eficaz para proteger a saúde todo o organismo, especialmente contra anemia, gripes e resfriados. Saiba mais sobre os benefícios do Maracujá


Como fazer o suchá de maracujá

Uma forma simples e deliciosa de consumir o maracujá para diminuir a pressão arterial, quando se está muito nervoso ou estressado, por exemplo, é bebendo o suchá de maracujá, que é feito utilizando a polpa da fruta e o chá feito com as folhas. Isso porque é nas folhas que é encontrada a maior concentração de passiflora, a substância responsável pelos efeitos relaxantes no sistema nervoso.


No entanto, é no fruto, que se encontram as maiores quantidades de cálcio e potássio, que também são minerais importantes para a saúde cardiovascular. Assim, juntar a polpa com o chá das folhas do maracujá é uma excelente opção, já que se garante a maior concentração de substâncias que ajudam a diminuir a pressão arterial.


Ingredientes


  • 1 colher de chá de folhas secas e trituradas de maracujá;
  • 1 maracujá grande.

Modo de preparo

Colocar as folhas secas de maracujá em 1 xícara de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida coar e colocar o chá em um liquidificador para ser batido juntamente com a polpa do maracujá.


Depois de bater no liquidificador, beber pelo menos 2 copos por dia. Caso sinta necessidade, pode adoçar o suchá a gosto, devendo ser utilizados adoçantes naturais como a stevia.


Caso se prefira, é possível tomar o suco de maracujá e o chá em separado, misturando-se ao longo do dia, por exemplo


Outras formas de usar o maracujá para a pressão

Além do suchá de maracujá, ou do uso individual do suco e do chá das folhas, também existem suplementos naturais de passiflora que, além de reduzirem a sensação de estresse e ansiedade, também podem ajudar a regular a pressão arterial.


Estes suplementos são bastante práticos, mas só devem ser usados com orientação de um fitoterapeuta, já que é importante adequar a dose ao histórico de cada pessoa. No entanto, as indicações gerais para o uso de passiflora são de 400 mg, 2 vezes por dia, durante 1 a 2 meses.