No entanto, nos casos em que a medicação não é capaz de controlar os sintomas, pode ser necessário fazer cirurgia para para remover a próstata e resolver o problema.
1. Remédios
O tratamento para a próstata aumentada geralmente é iniciado com o uso de medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas e evitar complicações como retenção urinária ou pedras nos rins, por exemplo. Alguns dos remédios mais indicados pelo urologista incluem:
- Remédios para relaxar os músculos da próstata, como alfa-bloqueadores onde se incluem tansulosina e doxazosina;
- Remédios para reduzir a ação dos hormônios na próstata, fazendo-a reduzir de volume, como finasterida e dutasterida;
- Antibióticos para diminuir a inflamação da próstata, caso exista, como ciprofloxacino.
Estes medicamentos podem ser utilizados separados ou em combinação, dependendo dos sintomas apresentados e do tamanho da próstata.
Nos casos em que o homem também apresenta câncer de próstata, geralmente o médico recomenda fazer cirurgia para retirar a próstata, assim como radioterapia e/ou quimioterapia para eliminar as células malignas do tumor.
2. Tratamento natural
Além do tratamento com medicamentos é possível utilizar extratos naturais para ajudar a aliviar mais rapidamente os sintomas. No entanto, este tipo de tratamento não deve substituir o tratamento indicado pelo médico, devendo apenas completá-lo.
Algumas das plantas medicinais utilizadas no tratamento natural deste problema incluem:
1. Saw Palmetto
Esta planta, de nome científico Serenoa repens, possui excelentes propriedades anti-inflamatórias e diuréticas que ajudam a desinflamar a próstata e facilitam a passagem da urina.
Para se obter todo o efeito é recomendado tomar 1 cápsula de Saw Palmetto ao café da manhã e ao jantar. Outra opção é tomar 1 colher de chá de pó de Saw Palmetto misturado num copo de água, 2 vezes por dia. Saiba mais sobre o Saw palmetto.
2. Pygeum africanum
3. Cirurgia
A cirurgia para tratar a próstata aumentada está indicada nos casos mais graves, principalmente quando se usa sonda vesical para conseguir urinar, quando é verificada grande quantidade de sangue na urina, quando não houve melhora com o tratamento clínico ou quando a pessoa apresenta pedra na bexiga ou insuficiência renal, por exemplo.
As técnicas cirúrgicas mais utilizadas incluem:
Prostatectomia/adenomectomia: consiste na remoção da parte interna da próstata através de uma cirurgia abdominal normal;
Resseção transuretral da próstata, também conhecida por endoscopia clássica: a remoção da próstata é feita com um aparelho que é introduzido pela uretra;
Eletrovaporização da próstata ou GreenLight: é semelhante à resseção transuretral mas utiliza uma reação térmica, tendo uma alta hospitalar mais rápida.
Além destas cirurgias, em alguns casos, pode ser feito apenas um pequeno corte na próstata para facilitar a passagem da uretra, sem ser necessário retirar a próstata.
Assista o vídeo seguinte e entenda porque é que, em alguns casos, a cirurgia deve ser feita quanto antes:
Como aliviar o desconforto da próstata aumentada
Para melhorar o desconforto causado pela próstata aumentada, algumas dicas são:
- Urinar sempre que tiver vontade, evitando segurar a urina;
- Evitar beber muitos líquidos de uma só vez, ao fim da tarde, antes de dormir ou em locais onde não existe banheiro;
- Fazer exercício físicos e fisioterapia para fortalecer os músculos pélvicos.
- Veja como fazer este tipo de exercícios;
- Urinar de 2 em 2 horas, mesmo sem vontade;
- Evitar alimentos condimentados e bebidas diuréticas, como café e bebidas alcoólicas, laranja, limão, lima, ananás, azeitonas, chocolate ou frutos secos;
- Não deixar urina pingando no final da micção, apertando a uretra, para evitar infecções;
- Evitar medicamentos que provocam retenção da urina, como descongestionante nasal;
Além disso, homens com facilidade em desenvolver prisão de ventre devem aumentar a ingestão de água e alimentos laxantes para estimular o funcionamento do intestino, uma vez que a prisão de ventre pode piorar o desconforto da próstata aumentada.
Próstata aumentada pode virar câncer?
Não, a hiperplasia benigna da próstata é uma doença diferente de adenocarcinoma de próstata, uma vez que na hiperplasia não são identificadas células malignas, diferentemente do câncer de próstata.
Postar um comentário