Atenção! Veja o novo golpe do “Pix Agendado” e confira como se proteger.

Imagem: Reprodução/Google

Novas modalidades de fraude bancária surgem com frequência no Brasil, e após a criação do Pix não foi diferente. O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central abriu novas possibilidades para que golpistas criativos façam novas vítimas com esquemas recém criados.


No mais novo golpe, o usuário recebe uma mensagem informando que o recebeu um “Pix Agendado”. Em seguida, alguém entra em contato por meio de um número desconhecido dizendo que cometeu um erro e solicitando que o dinheiro seja enviado de volta.


O que ocorre é que nessa modalidade de transferência o valor não é creditado na conta na mesma hora, e sim na data em que o Pix foi agendado. Depois de receber, os golpistas apenas cancelam o depósito e ficam com o dinheiro da vítima.


Para evitar cair nesse esquema, tenha cuidado com dados pessoais como CPF, email e telefone. Além disso, jamais devolva qualquer valor antes de se certificar que, de fato, ele foi creditado em sua conta. Outra medida efetiva é deixar de atender chamadas de números desconhecidos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem