Pressão alta: entenda o que é quais riscos traz à saúde do coração.

Imagem: Reprodução/Google


A força que o sangue exerce sobre as artérias impulsionado pelo coração cria uma pressão, que é chamada pressão arterial . A medida esperada é em torno de 120 por 80mmHg, conhecido como 12 por 8. A hipertensão acontece quando essa média fica acima de 140 por 90mmHg, ou seja, 14 por 9, durantes longos períodos.


A pressão arterial aumentada gera lesões principalmente nas áreas do cérebro, coração e rins, por isso a hipertensão é um fator de risco para doenças cardiovasculares e representa 40% das mortes por derrame e 25% das doenças do coração. Além disso, ela é responsável por um número significativo de casos que resultam em sequelas físicas ou cognitivas .


A hipertensão é considerada uma doença silenciosa, pois  geralmente não manifesta sintomas iniciais. Por isso, é importante manter hábitos de vida saudáveis como boa alimentação e prática de exercícios físicos, além de consultas de rotina no médico , para acompanhamento da saúde como um todo.


Na fase mais avançada da doença os seguintes sintomas podem se manifestar: dores de cabeça , visão embaçada, tontura, dores no peito , zumbidos no ouvido e falta de ar. O tratamento precisa ser seguido à risca, inclusiva no que se refere as alterações nos hábitos alimentares.