Concurso IME abre inscrições para vagas de nível médio; Saiba mais

Imagem: Reprodução/Google


O Instituto Militar de Engenharia (IME), órgão do Exército Brasileiro, publicou o edital do concurso para ingresso nos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais Ativos (CACFG/Ativa) e na Reserva (CACFG/Reserva). Veja abaixo mais detalhes sobre o evento.


São 70 vagas para Oficiais Ativos e outras 28 para Oficiais da Reserva. A primeira é para aqueles que querem seguir uma carreira militar, enquanto os outros são para aqueles que não pretendem seguir uma carreira militar. Vale lembrar que algumas oportunidades reservadas para candidatos negros.


Confira as especialidades disponíveis: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e Armamentos, Mecânica e Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.


Requisitos para competir

Para ingressar no Conselho de Engenheiros Militares 2021/2022, o candidato deve ter concluído o ensino médio, idade mínima de 16 anos e máximo de 22 anos, altura mínima de 1,60m (homens) ou 1,55m (mulheres), entre outros requisitos.


Durante o curso, os aprovados receberão um salário inicial de R$ 1.334, além de uniforme, alimentação, assistência médica, odontológica e psicológica, acomodação.


Inscrições até agosto

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 17 de agosto de 2021, pela internet, no site do IME. A participação será confirmada após o pagamento de uma taxa de R$ 100.


Em alguns casos, o candidato pode solicitar isenção da taxa de inscrição. Para isso, você deve acessar o edital, reunir os documentos necessários e fazer seu pedido até 13 de julho.


Exames em outubro

Os candidatos serão classificados através das seguintes etapas:


  • Prova objetiva
  • Evidência discursiva
  • Inspeção sanitária
  • Exame de Aptidão Física

A aplicação da prova objetiva acontecerá no dia 3 de outubro, nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo, Teresina e Vila Velha.


Para mais detalhes sobre provas ou outras informações sobre o Concurso IME 2021, acesse o edital completo do evento no site da instituição.