Vejas as sete dicas de mindful eating para contribuir com o emagrecimento e a saúde.

Imagem:Rede Brasil

Dias cheios de informações e a fazer tornaram difícil para as pessoas estarem cientes do momento presente. A qualidade dos alimentos acaba sendo impactada nesse contexto. Para priorizar a praticidade, é comum escolher alimentos nem sempre nutritivos. Embora seja uma opção fácil de trabalhar, estudar ou se deslocar entre uma atividade e outra, por exemplo, isso pode causar uma série de problemas: ganho de peso, má digestão, mal-estar, distúrbios alimentares, entre outros.


Segundo a nutricionista Valentina Slaveiro, sócia da FIT FOOD, a alimentação mental é uma prática para resgatar e desenvolver o estado de presença nos alimentos. "A alimentação mente saudável traz clareza sobre sentimentos de fome e saciedade, e direciona as escolhas alimentares com discernimento para priorizar a saúde", diz a nutricionista.


Com essa prática, que consiste em comer com atenção no aqui e agora, ainda é possível perder peso. "Quando comemos com fome real e conscientemente, naturalmente interrompemos a refeição até nos sentirmos satisfeitos. Isso reduz os excessos alimentares e a perda de peso ocorre facilmente", acrescenta Valentina.


A nutricionista afirma que a prática de alimentação mental deve ser feita em todas as refeições e pode ser realizada em qualquer situação onde o alimento esteja presente.

Mas como colocar o mindful eating em ação? Valentina revela nas seguintes sete dicas:


  • Para começar a contornar doenças, ansiedade e compulsão alimentar, é necessário estar no momento presente durante a refeição. "Preste atenção à sua comida, mastigue notando as texturas, sabores e cores presentes no prato à sua frente." 


  • Obrigado pela refeição. "Observe-se. Pergunte a si mesmo como você se sente, como cada alimento reage em seu corpo e como você lida com certos desejos.
"


  • Antes de começar a refeição, respire fundo 3 vezes. "Isso ajuda a acalmar a mente e sinaliza ao nosso cérebro que é hora de iniciar o processo de digestão."


  • Desligue seu telefone ou TV. "O uso de eletrônicos nas refeições nos faz comer mais rápido e em maior quantidade, já que devemos desconhecimento ao que estamos ingerindo."


  • Mastigue antes de engolir. "Você não tem que contar sua mastigação, mas moer a comida até que seja pastosa e depois engolir."


  • Solte os talheres durante as refeições. "Segurar os talheres pode gerar ansiedade e acelerar o período de refeição"


  • Saiba mais sobre a prática. "Recomendo ler 'Mindfulness' dos autores Danny Penman e Mark Williams. O livro apresenta os benefícios de estar presente nas refeições como em todas as situações da sua vida", conclui Valentina.

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