Veja os melhores Chás de ervas para ajudar no sono.

Imagem: Reprodução/Google

A hora de dormir é dos momentos mais importantes do dia, pois é quando nosso corpo pode renovar as energias para enfrentar um novo dia. No entanto, dormir pode acabar sendo muito difícil para algumas pessoas. Preocupações, estresse, ansiedade… muitos são os motivos que levam à insônia, mas também existem muitas receitas de chás para dormir que podem ajudar a resolver esse problema.


Algumas ervas medicinais apresentam propriedades calmantes que auxiliam neste momento de descanso que é a hora do sono. Por esse motivo, são muito indicadas como remédio natural para quem tem problemas para dormir. Além disso, as diferentes ervas apresentam diversas outras propriedades benéficas ao nosso organismo que fortalecem o sistema imunológico.


O mais indicado é que o chá seja consumido de 30 a 60 minutos antes do momento de ir dormir, pois assim dará tempo de fazer efeito no sistema nervoso e seu corpo e mente poderão relaxar. Além disso, se você preferir receitas de chás para dormir com mais de uma erva, utilize 250ml de água para cada planta adicionada. Agora, conheça algumas das melhores ervas para te ajudar a pegar no sono.


Chá de camomila


Essa é uma das receitas mais famosas para quem não consegue dormir. Isso porque a camomila apresenta efeitos calmantes naturais que diminuem o cortisol, hormônio responsável pelo estresse e ansiedade.

Além disso, acredita-se que a planta consegue agir receptores benzodiazepínicos, que diminuem a atividade do sistema nervoso, ou seja, tem um efeito sedativo.


Você pode preparar esse chá deixando as flores de camomila repousar na água fervente de 10 a 15 minutos. Depois é só coar e beber quando estiver morno. Entretanto, seu consumo deve ser evitado por pessoas gestantes e crianças, sobretudo sem orientação médica.


Outro dentre os chás para dormir mais conhecidos está o chá de passiflora. A passiflora é flor do maracujá, fruta já conhecida por ter efeito relaxante. Suas substâncias agem suavemente como sedativo, por isso seu consumo ajuda a combater a insônia possibilitando uma noite de descanso.


Para fazer o chá de passiflora você pode utilizar 1 colher de sopa de flores secas de maracujá ou 2 colheres de sopa das flores frescas. Em seguida, deixe repousar de 10 a 15 minutos em água fervente, depois é só coar e beber. No entanto, esse chá também não é recomendado para grávidas ou crianças com menos de 12 anos.


Chá de lavanda

A lavanda é naturalmente calmante, o aroma do seu óleo essencial é muito utilizado para quem quer relaxar. Por isso, o chá de lavanda é muito bom para ajudar a dormir. Para preparar o chá de lavanda, basta colocar 10g da folha dessa planta em 500ml de água e colocar para ferver. Antes de levantar fervura, desligue e fogo e, depois disso, é só coar que estará pronto para o consumo.


Chá de erva-cidreira


Entre os chás para dormir mais conhecidos também está o chá de erva-cidreira. As propriedades dessa erva também são ótimas para aliviar problemas de dor de cabeça, estomacais e de má digestão. Além disso, é um ótimo calmante natural. Para preparar esse chá, basta adicionar 1 colher de sopa de folhas secas de erva-cidreira à 250ml de água fervente. Deixe descansar de 10 a 15 minutos e depois coe, assim estará pronto o calmante natural.


Chá de hortelã

O chá de hortelã é muito conhecido, mas você sabia que ele também é uma ótima opção de chá para dormir? Isso porque a hortelã causa o efeito de relaxamento no corpo, combatendo a insônia.


Para preparar o chá dessa erva, basta adicionar de 15 a 20 folhas de hortelã (secas ou frescas) à 500ml de água fervente. Deixe descansar alguns minutos e depois é só coar e consumir.


Chá de valeriana


O chá da valeriana é uma ótima opção de chá para descansar depois de um dia cansativo, combatendo a insônia e aumentando o tempo de sono durante noite. Isso porque a raiz dessa planta consegue liberar aminoácidos que são responsáveis por inibir o sistema nervoso, auxiliando no relaxamento do corpo.

 

Preparar o chá da valeriana é bem simples. Deixe 1 colher de sopa da raiz de valeriana seca por 15 minutos em 250ml de água fervente. Em seguida, coe e tome o chá de 30 minutos a duas horas antes de se deitar para dormir. No entanto, é indicado que gestantes e pessoas com problemas no fígado evite esse chá.


Chá verde para dormir

O chá verde é conhecido por dar energia e auxiliar no emagrecimento, mas sua versão sem descafeinada contém um composto chamado L-teanina. Essa substância ajuda a diminuir o estresse e na sensação de relaxamento, que leva a uma boa noite de sono.


Adicione duas colheres de sopa da erva do chá verde em 1 litro de água fervente. Em seguida, tampe o recipiente e espere de 3 a 5 minutos, para que aconteça a infusão. Depois disso o chá estará pronto para o consumo.


Chá de Capim-limão


O chá de capim-limão é muito indicado para aliviar dores estomacais, mas essa esse também entra na lista de ótimos chás para dormir. A erva possui propriedades calmantes que irão te ajudar a relaxar e ter uma boa noite de sono.


Na receita para fazer esse chá você deve utilizar de 4 a 6 folhas picadas para cada xícara de água. Basta fazer a infusão da erva na água fervente por 10 minutos, depois é só coar e consumir.


Chá de Erva-doce com gengibre

A erva-doce e o gengibre são muito conhecidos no tratamento de problema digestivos. A erva e a raiz conseguem agir contra gastrite, inchaço abdominal e má digestão, problemas que podem atrapalhar muito o momento do sono. Por isso, essa mistura pode ser uma boa opção de chá para te ajudar a relaxar.


Para fazer esse chá, adicione 1 colher de sopa de gengibre cortado à 500ml de água e deixe ferver. Depois de 10 minutos, desligue o fogo e acrescente 1 colher de sopa de erva-doce e deixe descansar por 5 minutos.
Por fim, coe a mistura e o chá estará pronto para o consumo.


Chá de alface


Essa hortaliça não é muito comum na produção de chás, mas o chá de alface tem efeito relaxante e sedativo. Essa bebida é muito recomendada para ajudar a melhorar a noite de sono de crianças menos de 6 meses e em pessoas gestantes.


Para preparar, ferva a água com algumas folhas de alface por 3 minutos, depois é só coar e consumir durante a noite para ter um sono tranquilo.


Chá de erva-de-são-joão

A erva-de-são-joão, ou hipérico, é muito utilizada para aliviar a ansiedade e combater a insônia. Isso porque possui como a hipericina e a hiperforina, substâncias que agem no sistema nervoso central acalmando o corpo e a mente.


Adicione 1 colher de sopa de erva-de-são-joão seca à 500ml de água fervente e espere por 5 minutos. Depois, é só coar e estará pronto o chá.