Usuários do WhatsApp já podem fazer transferência pela plataforma; Veja o passo a passo como fazer.

Imagem: Reprodução/Google

Nesta semana, o WhatsApp liberou o serviço de pagamentos na plataforma. Assim, os usuários do aplicativo de mensagens já podem enviar e receber dinheiro sem cobrança de tarifas pelo próprio app. A nova função será integrada ao Facebook Pay.


Para habilitar o recurso, o aplicativo deve estar atualizado em sua versão mais recente. A opção de pagamentos será disponibilizada dentro das conversas do aplicativo, no ícone de anexos, onde é também possível enviar arquivos e contatos ou compartilhar a localização.



Ao fazer a primeira transferência, é necessário informar a forma de pagamento. A princípio, o usuário poderá usar cartões de débito, pré-pagos ou combo, sendo que a função crédito não está disponível.

Serão aceitos cartões do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Banco Inter, Itaú, Nubank, Mercado Pago, Next, Sicredi e Woop Sicredi, emitidos com as bandeiras Visa ou Mastercard.


O usuário também deverá criar um PIN de acesso ao Facebook Pay. A cada pagamento realizado pelo WhatsApp, será necessário digitar o PIN numérico de seis dígitos ou fazer a leitura da biometria para confirmar a transação, como medida de segurança. Confira a seguir o passo a passo para transferir dinheiro pelo WhatsApp:


Como realizar transferências pelo WhatsApp

  • Acesse o aplicativo, disponível para Android e iOS, verificando se o mesmo já está atualizado com o novo recurso;
  • Abra uma conversa e clique no ícone de anexos, localizado na parte inferior da janela;
  • Clique na opção “Pagamentos”, escolha a opção de pagar e digite o valor da transferência. Se desejar, adicione uma descrição para a transação, e clique no ícone para avançar;
  • Selecione a opção “Começar” e escolha uma forma de pagamento;
  • Será aberta uma janela para configurar o Facebook Pay.
  • Clique em “Continuar” e aceite os termos e condições do serviço;
  • Crie um PIN de seis dígitos para habilitar as transações pelo Facebook Pay e, em seguida, confirme o código;
  • Informe seu nome completo e CPF e clique em “Avançar”;
  • Digite os dados do cartão para registrá-lo na plataforma;

A instituição financeira enviará um código por SMS, e-mail ou aplicativo do banco. Em seguida, digite-o no local indicado;

Por fim, confirme o método de pagamento para finalizar a transação.

Vale destacar que esse cadastro só precisa ser feito na primeira transferência. O limite de movimentações pelo WhatsApp é de até R$ 1 mil por transferência, sendo até 20 transações por dia, e de até R$ 5 mil por mês.