Manteiga de cacau – Como é feita e 10 utilidades incríveis para o dia a dia.

Imagem: Reprodução/Google

Certamente, a manteiga de cacau é essencial na sua vida. Contudo, provavelmente, você só lembra do cacau quando come chocolate.


Primeiramente, a manteiga de cacau é um produto extraído da semente do cacau. Quando o cacau é retirado do cacauzeiro, o fruto é cortado ao meio. O processo, aliás, é feito com muito cuidado para não danificar as sementes e a polpa.


Depois de aberto, então, as sementes ainda estão cobertas e presas pela polpa do cacau. Elas, então, são separadas logo em seguida. Além disso, cada cacau possui cerca de 20 até 40 sementes.


Em suma, essas sementes passam por um processo de fermentação. Elas, basicamente, são colocadas em caixotes de madeira com alguns furos, para que o líquido possa escorrer. Esse processo, aliás, potencializa os sabores do cacau, impede uma nova germinação e remove resíduos de polpa.


Além disso, as sementes passam pelo processo de secagem, em que são deixadas ao sol por cerca de 8 dias. Então, após a secagem, elas são embaladas e liberadas para as indústrias.


Ao chegar nas fábricas, o primeiro processo para a produção do chocolate é a torrefação. Em seguida, elas são resfriadas, passam por um triturador para remover as cascas e depois por um moedor para deixá-las bem picadas.


Ao passar pelo processo de moagem, forma-se uma mistura pastosa causada pela grande quantidade de gordura encontrada nas sementes de cacau. É a partir dessa massa que todos os produtos derivados do cacau irão surgir. Neste momento ela passa por uma máquina que a prensa. É daí que a manteiga de cacau é obtida


10 utilidades improváveis para a manteiga de cacau


1 – Curativo


Primeiramente, a manteiga de cacau é um dos produtos estéticos mais usados. Inclusive ele é ótimo para ajudar a curar feridas. Uma camada fina sobre o ferimento protege o corte contra infecções até que você possa aplicar antisséptico, pomada ou curativo.


2 – Ponta dupla


Para tratar as pontas duplas dos cabelos aplique manteiga de cacau fios afetados. Ele irá eliminar as pontas duplas. Depois de lavar os cabelos, aplique o produto nos fios ou com os cabelos secos.


3 – Controle do frizz


Primeiramente, o frizz estraga o visual. Para se livrar dele, aplique um pouco de manteiga de cacau nos dedos e espalhe pelo cabelo com frizz.


4 – Sobrancelha


Acima de tudo, aplique manteiga nas sobrancelhas com os dedos ou uma escovinha própria e eles ficarão no lugar. Isso deixará elas lindas.


5 – Fixador de sombras


Primeiramente, para garantir que sua sombra dure misture um pouquinho de manteiga de cacau a sua sombra preferida e aplique nas pálpebras como de costume. Vai fixar por mais tempo. Além disso, também garante uma cor mais viva.


6 – Previne bolhas


Passe camadas de manteiga de cacau em qualquer região que você costuma ter bolhas e veja o seu problema ser solucionado.


7 – Proteja suas cutículas


Proteja suas cutículas contra o ressecamento passando camadas nos produtos e não sofra com aquelas pelinhas que se soltam e causam dor.


8 – Hidratação dos pés


Acima de tudo, para rachaduras e ressecamento dos pés utilize manteiga de cacau no local.


10 – Batom


Finalmente, quer fazer seu próprio batom? Misture a sombra colorida com manteiga de cacau e use um pincel para aplicar nos lábios.

Fonte: Area mulher

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem