INSS: ofereçe benefícios garantidos ao segurado que sofre Depressão.

Imagem: Reprodução/Google

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece aos seus segurados diversos benefícios em caso de doença ou gravidez, como auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez e salário maternidade. Assim, aqueles que precisam deixar o trabalho por um determinado período recebem apoio financeiro até que possam retornar às suas atividades.


No entanto, existem algumas doenças que acabam gerando dúvidas sobre o direito a esses benefícios. É o caso da depressão, por exemplo. É um transtorno de humor, no qual geralmente a pessoa é afetada por um sentimento de tristeza.


Com isso, quem sofre de depressão acaba perdendo o interesse pelo trabalho, ou mesmo perde a concentração ao desempenhar suas funções.


Quem tem depressão pode solicitar benefícios do INSS?

Embora muitos acreditem que a depressão não é um tipo de transtorno que previne o exercício das atividades de trabalho de uma pessoa, vale ressaltar que é uma doença psiquiátrica crônica. Isso significa que com mudanças de humor e perda de interesse, sintomas característicos da doença, não só o trabalho pode ser diretamente afetado, mas também a relação com os colegas.


Quando o trabalhador recebe o tratamento médico adequado, muitos médicos acreditam que continuar com as atividades de trabalho geralmente pode ser positivo para quem sofre de depressão. Por outro lado, o transtorno pode ser incapacitante para outras pessoas, e por isso pode ser necessário ficar longe do trabalho por mais de 15 dias.


Nesse caso, o trabalhador que tem depressão pode solicitar o auxílio-doença, desde que tenha pelo menos 12 contribuições. Se a doença estiver em estado grave, o segurado poderá obter isenção do período de carência comprovando o estado de saúde através da perícia médica do INSS.


Durante o procedimento, serão realizados diversos exames para atestar a incapacidade do trabalhador e se é temporário ou permanente. Neste último caso, se for comprovado que a depressão impede que uma pessoa volte a trabalhar permanentemente, ainda é possível solicitar a aposentadoria por invalidez.