Gestante; Vejas os Direitos do trabalho que são garantidos por lei.


Todos os países têm uma política de nascimento. Diante disso, o Brasil também garante proteção às gestantes. A intenção é


O direito das gestantes vai muito além dos assentos preferenciais e do atendimento especializado em todos os tipos de instituições, sejam elas públicas ou privadas. O que poucas mulheres sabem é que a Constituição Federal e a Lei estão do seu lado para garantir uma gravidez pacífica.


Portanto, desde a descoberta da gravidez até o quinto mês após o parto, as mulheres têm estabilidade profissional garantida. Portanto, a demissão não é permitida, mesmo que haja justa causa.


As gestantes também têm direitos garantidos por lei na saúde. Portanto, podem fazer até seis consultas pré-natais gratuitas nos postos de saúde e fazer exames gratuitos de sangue, urina, peso e pressão arterial.


Durante o parto, a presença de um acompanhante é permitida se a gestante solicitar. Além disso, nenhum hospital ou maternidade pode se recusar a dar à luz. Dessa forma, a aplicação da lei trabalha em todo o território nacional.


Com o nascimento da criança, as mães têm outros direitos, como: pausas no trabalho para amamentar o bebê nos primeiros meses. Além disso, a isenção do trabalho é garantida para a realização de até seis consultas e exames médicos.


Alguns direitos são válidos desde a descoberta da gravidez até os primeiros meses de vida da criança. Exemplo disso, estes são os serviços e assentos preferidos e as vagas para esse grupo.


Licença maternidade e salário para gestantes

Após o nascimento do bebê, as mães têm direito à licença maternidade e salário maternidade. O recebimento do salário equivale a sair. Assim, a licença maternidade é o período de ausência desse empregado devido ao nascimento da criança.


Direitos das Gestantes: Estacionamento, licença de trabalho e prioridade nos serviços


Estes dois duram 120 dias, começando até 28 dias antes da entrega e terminando 91 dias depois. Para as mães que sofreram aborto espontâneo, a duração do benefício é de 14 dias a partir do dia do evento.


Esses benefícios também são pagos às mães que passam pelo processo de adoção ou guarda judicial de crianças de até doze anos de idade. Para ter direito ao salário e licença maternidade do INSS é necessário estar dentro de uma das seguintes categorias:


  • Contribuinte opcional;
  • Contribuinte individual (incluindo MEI);
  • Desempregados com qualidade segurada;
  • Empregada doméstica;
  • Segurado especial;
  • Empregado, com contrato de trabalho assinado em clt.

Além disso, para receber a licença maternidade é necessário cumprir o período de carência exigido pelo INSS. O período varia, dependendo do tipo de contribuinte. Portanto, é exigido um período de carência de 10 meses para o trabalhador:


  • Contribuinte Individual;
  • Opcional;
  • Segurado Especial;
  • Desempregado como segurado.


Se você perdeu a qualidade do segurado, este deve cumprir 5 meses de carência antes da entrega/evento gerando o benefício. As empregadas domésticas, domésticas e a únicas pessoas estão isentas dessa exigência.


O valor a ser recebido dependerá do tipo de emprego e contribuição junto ao INSS. Assim, os trabalhadores empregados no regime CLT terão uma remuneração integral pelo seu salário.


Os empregados domésticos também têm direito ao recebimento integral, porém, com limitação de pagamento de R$ 6.433,57. Os contribuintes individuais e facultativos receberão a média salarial, com base na soma dos últimos 12 salários de contribuição.


Segurados especiais e desempregados com qualidade de segurado, o valor do benefício será de um salário mínimo. Por fim, para trabalhadores solteiros, será realizado um cálculo que define o salário de um mês.


Solicite o salário maternidade

Os segurados podem fazer o pedido remotamente, através do site ou aplicativo meu INSS ou através do Call Center do Instituto 135. Este último funciona de segunda a sábado das 7h às 22h. Abaixo está como fazer a solicitação online:


  • Acesse o site do Meu INSS;
  • Clique em "Salário maternidade";
  • Clique em "Solicitar";
  • Clique em "Agendamento";
  • Digite seu número de segurança social e crie sua conta;
  • Preencha o formulário solicitado e submeta-se.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem