Engenheiros da gigante Apple já planeja desenvolvimento de tecnologia 6G para o ano de 2030

Imagem: Reprodução/Google


A Apple já planeja criar a rede móvel com tecnologia 6G. Em um anúncio publicado na Bloomberg esta semana, a empresa busca engenheiros de tecnologia sem fio para trabalhar no projeto. O grande objetivo da Apple é desenvolver uma rede com uma conexão até 100 vezes mais rápida do que a obtida com a tecnologia 5G.


Pelo menos até 2030, a rede 6G é algo muito mais próximo de um conceito abstrato do que da realidade. Mesmo assim, já existem pesquisas relacionadas à tecnologia. A China, por exemplo, já lançou um satélite para estudos experimentais de sinais 6G.


Este experimento parece ter motivado a Apple a iniciar o projeto em busca de liderança na corrida para operar a tecnologia de próxima geração. Vale ressaltar que a rede 5G, a mais avançada atualmente, ainda está nos estágios iniciais de implementação e tem cobertura global limitada.


Além de auxiliar no projeto e pesquisa do 6G, os engenheiros contratados pela Apple para o projeto "participarão de fóruns acadêmicos e industriais sobre tecnologia". O investimento em pesquisa para a futura rede vai contra o histórico da empresa, que tradicionalmente não está na vanguarda das novas tecnologias de rede para smartphones.


A empresa muitas vezes espera a consolidação de tecnologias e o ajuste de detalhes técnicos antes de aderir às notícias. As tecnologias 3G, 4G e 5G demoraram a aparecer nos produtos da empresa. No caso específico do 5G, a empresa só adotou a tecnologia 18 meses após a Samsung.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem