Bicarbonato no cabelo – Benefícios, como usar e receita caseira

Imagem: Reprodução/Google

O bicarbonato de sódio é um velho aliado das donas de casa. É o típico produto multiuso, pode ser usado na cozinha, na limpeza e para muitas outras finalidades. Sendo assim, é um item indispensável toda residência. No entanto, recentemente esse pozinho branco tem sido destaque entre os truques de beleza. O bicarbonato no cabelo pode ser muito benefício para saúde dos fios, por exemplo.


Por se tratar de um ingrediente barato e muito acessível, tê-lo como aliado da beleza é muito bom. Além de ser mais uma das formas de aproveitar tudo que o bicarbonato pode nos oferecer.

Vários truques caseiros com o ingrediente tem feito sucesso entre as influenciadoras, mas será que funciona mesmo?


É exatamente isso que iremos descobrir hoje, como o bicarbonato no cabelo funciona, quais os benefícios e como usar o ingrediente para cuidar das madeixas. Além de tirar algumas dúvidas a respeito do assunto.


Bicarbonato no cabelo


Ultimamente, muitas pessoas estão usando bicarbonato no cabelo como uma opção substituta aos shampoos tradicionais, para se livrar de aditivos químicos.

Não é difícil encontrar várias receitinhas na internet que incluem o uso do ingrediente nos tratamentos capilares.


Além des ser uma opção mais barata e natural, o bicarbonato no cabelo pode proporcionar fios mais soltos, sedosos e brilhantes. E várias influenciadoras estão apostando nisso. E o  bicarbonato no cabelo funciona mesmo, no entanto, antes de usar o ingrediente é importante estar atento aos riscos e cuidados ao usá-lo. Por isso, consulte o seu dermatologista antes para ter certeza se o bicarbonato pode ser usado no seu caso.


De modo geral, o bicarbonato no cabelo pode trazer sim alguns benefícios, contudo o seu uso merece um pouco mais de atenção.


Benefícios do bicarbonato no cabelo


O bicarbonato no cabelo tem dois principais benefícios: amenizar a caspa e diminuir a oleosidade dos fios. Isso porque o bicarbonato usado como shampoo ajuda a promover uma limpeza profunda dos fios, acabando com o aspecto oleoso e prevenindo o acúmulo de resíduos no couro cabeludo. Isso sem contar que o bicarbonato não tem ingredientes nocivos, como parabenos, sulfato, corantes e fragrâncias químicas.


Então, como couro cabeludo tende a ser mais oleoso, aumentando as chances de desenvolver caspas, usar o bicarbonato no cabelo ajuda a prevenir as caspas. No caso de pessoas quem tem cabelos muito oleosos, o bicarbonato pode ser um grande aliado. Por ajudar a diminuir a oleosidade, o pó branco também contribui para deixar o cabelo mais bonito e com mais volume.


Portanto, esses são os principais benefícios do bicarbonato no cabelo e incluir esse ingrediente na rotina capilar pode melhorar o aspecto dos fios, e deixá-los mais saudáveis.


Como usar bicarbonato no cabelo


Existem algumas opções de como usar o bicarbonato no cabelo. A primeira é como shampoo antioleosidade. Para isso, é só misturar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo com água, jogar no cabelo e esfregar bem o couro cabeludo. Não espere pela formação de espuma, porque não haverá. Em seguida enxágue bem e adicione o condicionador para finalizar.


Outra opção para usar o bicarbonato no cabelo é fazendo dele um shampoo anti-resíduo.

Essa é uma ótima forma de promover uma limpeza profunda, ideal para preparar o cabelo para uma hidratação potente. Então, para retirar qualquer tipo de resíduo ou produto acumulado no fio, misture uma colher de bicarbonato a um shampoo normal e lave os fios. O ideal é fazer isso uma vez ao mês, para evitar de deixar o cabelo muito ressecado.


Além disso, o pó branco também pode ser usado como shampoo seco. Não é o ideal fazer isso com frequência, mas em meio a uma emergência capilar você pode usar o bicarbonato. Então, quando o cabelo estiver muito oleoso e não tiver como lavar no momento, e não tiver a disposição um shampoo a seco, polvilhe um pouco de bicarbonato sobre a raiz do cabelo seco e esfregue suavemente. Desse modo, o pó irá absorver a oleosidade e também eliminar possíveis odores.

 

Receita caseira


Além dessas opções, tem um método que une o bicarbonato de sódio com vinagre de maçã para lavar os fios. Essa receita promete deixar o cabelo limpo como nenhuma outra. O pH do bicarbonato é alcalino, ou seja, ele acaba abrindo as cutículas do cabelo. Então por isso é necessário usar o vinagre de maçã, que ajuda a fechar as cutículas, melhora a porosidade dos fios, hidrata e promove mais brilho.


É muito simples fazer essa receita caseira, basta diluir uma colher de bicarbonato em um copo de água morna e aplicar sobre o couro cabeludo. Desse modo, esfregue normalmente e enxágue o cabelo. Feito isso, misture duas colheres de vinagre de maçã em um copo de água morna e também despeje sobre os fios. Essa etapa é importante para selar as cutículas. Por fim é só enxaguar bem pare remover qualquer odo do vinagre.


Ao usar essa receita não há necessidade de aplicar o condicionador após a lavagem dos fios.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem