Auxílio gás: Dois estados do NORDESTE ganham o benefício para as família mais vulneráveis; Veja

Imagem: Reprodução/Google



Com preço do botijão em alta, estados passam a criar auxílio gás para população em situação de vulnerabilidade social. Vivenciando uma das maiores crises econômicas de sua história, os brasileiros passaram a receber menos que o necessário para garantir as despesas de suas casas. Diante de tal situação, estados como o Maranhão e o Ceará passaram a fornecer vales.


Além de matar mais de 415 mil brasileiros, o novo coronavírus vem deixando a economia nacional em declínio. Entre os produtos que encareceram durante esse período está o botijão de gás que atualmente é comercializado por mais de R$ 80. Para auxiliar os mais pobres, governos estaduais criaram um auxílio gás.


Como funciona o projeto no Maranhão

Para quem mora no Maranhão o vale gás já está sendo ofertado. A entrega começou a ser feita no início deste mês e contempla cerca de 115 mil famílias. Para poder participar do benefício é preciso estar inscrito no Cadastro Único e comprovar que não tem fonte de renda.


O processo de triagem vem sendo feito diretamente pelo Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), não havendo a necessidade de candidatura dos moradores.


Aqueles que já foram contemplados têm o direito de receber até três recargas no vale, o equivalente a um botijão de 13 quilos. É importante ressaltar, no entanto, que o cidadão precisa ter o botijão para poder fazer sua recarga.


A entrega dos vales está sendo feita nas unidades do VIVA/Procon, nos restaurantes populares e nos CRAS. Com o documento em mãos, o cidadão troca seu vasilhame vazio por um cheio. O período de durabilidade do benefício é até 5 cinco meses dentro das distribuidoras cadastradas.


Para poder saber se foi aceito ou não no programa o maranhense deve acessar o site do programa. Informando seus dados de identificação pessoal ele consegue ter acesso a sua aceitação ou recusa.


Vale Gás no Ceará

Outro estado que adotou a proposta do vale gás foi o Ceará. A entrega para essa região passou a ser feita ainda durante o mês de abril e deverá perdurar por este semestre.


Para ser um contemplado é preciso comprovar viver em situação de vulnerabilidade social, não tendo fonte de renda declarada. O cidadão deve apresentar um documento oficial com foto e seu comprovante residencial.


A ação vem sendo realizada em parceria com o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. De acordo com os gestores, sua adoção se deu mediante a necessidade de diminuir os efeitos do novo coronavírus para os mais pobres.


Em Fortaleza, a entrega dos vales está sendo feita através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), responsáveis pela triagem dos segurados.


Para saber se tem direito ou não ao benefício o cidadão deve acessar o site https://central156.fortaleza.ce.gov.br/valegas ou ligar para 156 e informar o CPF.


Até esse momento a capital do estado já contemplou mais de 35 mil famílias, inclusas ainda nos seguintes critérios: beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará; e famílias inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) e atendidas pelo Bolsa Família, com renda individual igual ou inferior a R$ 89,34.


Os jovens participantes do Programa Superação também são beneficiados e já receberam os tíquetes nesta semana. Nas demais cidades, o governo já entregou mais de 255 mil vales. O procedimento de retirada vem sendo feito em dois lotes. O primeiro ocorreu em abril e o segundo está sendo feito neste mês de maio.


É válido ressaltar que a ação também foi adotada em 2020, quando a população passou a viver a primeira grande onda do novo coronavírus.


Os gestores explicam que com o vale em mãos, os segurados devem ir até a revenda da Nacional Gás mais próxima, ou ligar para o canal de atendimento da empresa: 0800.7021200 e 0800.7021300.


Para mais informações sobre o vale gás e demais projetos sociais do país, acompanhe nossa página exclusiva de benefícios.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem