Atenção aposentados! Confira se você vai receber os valores revisados do INSS.

Imagem: Reprodução/Google

Em maio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizará pagamentos relacionados à revisão de aposentadorias e pensões por invalidez. Ao todo, mais de 1,4 milhão de brasileiros receberão os números revisados, sendo 129 mil contemplados apenas no Rio de Janeiro, segundo o Instituto.


O novo lote inclui benefícios concedidos pela Previdência Social entre 2002 e 2009, revisados após a mudança na interpretação do inciso II do artigo 29, da Lei nº 8.213 de 1991. O texto trata do cálculo dos benefícios por incapacidade e pensões por morte decorrentes deles.


Assim, o segurado que teve os benefícios previdenciários suspensos em 17 de abril de 2012 (data de citação do INSS), com idade até 45 anos, cuja soma dos valores atrasados não ultrapasse R$ 6.000, poderá receber os valores revisados. Segundo o Instituto, cerca de R$ 925 milhões serão destinados aos pagamentos de revisão de benefícios.


Pagamento automático

Os pagamentos dos valores atrasados após a revisão dos benefícios são automáticos desde fevereiro de 2013, e seguem desta forma até o próximo ano. No entanto, em agosto de 2012, o INSS, o Ministério Público Federal (MPF) e o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindapi) assinaram um convênio para a transferência dos valores a serem realizados administrativamente.


A confusão envolvendo esses benefícios é que 100% dos salários de contribuição foram considerados para calcular o rendimento inicial. No entanto, o cálculo deve considerar apenas 80% maiores salários.


Quando o acordo foi alcançado, João Batista Inocentini, presidente do Sindnapi, expressou insatisfação com a demora em receber os valores dos benefícios corrigidos. "Ficamos indignados porque entendemos que dez anos é muito tempo", disse Inocentini na época.