Vejas os Tipos de chá e seus benefícios para sua saúde.

Imagem:Rede Brasil News

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde, pois contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar várias doenças, como a gripe, por exemplo. Chás podem ter propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas ou expectantes, por exemplo.


O chá, sem açúcar, não tem calorias e é uma boa maneira de aumentar a ingestão de água. Além disso, o chá, em sua maioria, é rico em minerais naturais e antioxidantes.


Chá de emagrecimento

Alguns exemplos de chás de emagrecimento são chá verde e gengibre porque possuem propriedades diuréticas que levam à eliminação de líquidos e toxinas do corpo, sendo ótimo para desinchar. Para ajudar a perder peso não deve ter açúcar ou mel.


Como preparar: Coloque 1 colher de sopa de chá verde + 1 cm de raiz de gengibre + 1 litro de água em um bule e deixe ferver por 5 minutos. Espere 5 minutos, coe e leve ao longo do dia.


Chá para gripe e frio

Alguns bons exemplos de chás de gripe são equino, hortelã e anis verde. O anis tem a propriedade expectorant sendo muito útil para fluidificar secreções facilitando a respiração.
Eyacea e hortelã aumentam o sistema imunológico encurtando o tempo da gripe e do frio.


Como preparar: Coloque 1 colher (sopa) da erva desejada em uma xícara de água fervente. Deixe o amor, cantar e beber a seguir. Pode ser consumido várias vezes ao dia e pode ser adoçado com mel porque o mel tem antioxidantes que ajudam na recuperação.


Chá para acalmar

Alguns bons exemplos de chás para açarem são camomila, bálsamo de limão e a flor de maracujá, que é a passiflora. Essas plantas medicinais possuem propriedade sedativa que ajuda a acalmar o sistema nervoso, tornando o indivíduo mais calmo e calmo. Outra planta medicinal que também é muito útil para se acalmar são as flores de lavanda porque combate a ansiedade e favorece o sono.


Como preparar: Coloque 1 colher (sopa) da erva desejada em uma xícara de água fervente. Deixe esfriar, estooe e beba em seguida. Você pode levá-lo de 3 a 4 vezes por dia.


Chá para gases

Alguns bons exemplos de chás de gás são erva-doce, caraway e anis estrelado porque eles têm propriedades que ajudam a digestão e combatem gases de forma eficaz, tendo um efeito em geral em poucos minutos.


Como preparar: Coloque 1 colher de chá de sementes de erva-doce, folhas picadas de caraway ou anis estrelado em uma xícara de água fervente. Espere 3 minutos, coe e tome imediatamente depois.


Chá para dor de cabeça

Um bom chá para dor de cabeça pode ser feito de chá a partir da casca do salgueiro porque tem efeito analgésico, anti-inflamatório e febril que ajudam a aliviar a dor e o desconforto causados pela dor de cabeça.


Como preparar: Ferva 1 colher (sopa) das conchas de salgueiro picadas junto com 1 xícara de água e deixe ferver por 5 minutos. Deixe o amor, cantar e beber a seguir.


Como preparar chás

Para preparar os chás corretamente e aproveitar ao máximo seus benefícios deve-se seguir algumas recomendações importantes, como:


  • Utilizar a dosagem de ervas medicinais recomendada pelo médico ou nutricionista;
  • Permitir que o chá fique em um recipiente de vidro ou porcelana, de modo que não haja vestígios de ferro ou alumínio que possam ser prejudiciais à saúde;
  • Despeje a água fervente nas folhas, flores ou caule da planta medicinal por 3 a 10 minutos, devidamente coberta para que os vapores não sejam perdidos;
  • Se você faz chá de alguma raiz, como chá de raiz de gengibre, o gengibre deve estar dentro do bule durante a ebulição para que suas propriedades sejam extraídas;
  • Tome o chá logo após sua preparação ou até 10 horas porque após esse período as propriedades do chá são perdidas e o chá pode não ter o efeito desejado.
  • Chás podem ser tomados a qualquer hora do dia e até como uma substituição da água, mas sempre com o conhecimento do médico, pois alguns tipos de chá podem ter contraindicações.