SENAI abre inscrições com 3,5 mil vagas em cursos gratuitos; veja os detalhes

Imagem:Google

Em São Paulo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI SP) está oferecendo cerca de 3.500 vagas em cursos técnicos gratuitos. As modalidades têm duração média de até dois anos, sendo ministradas durante o dia (manhã e tarde) ou à noite. Todos os cursos técnicos do SENAI SP são devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).


É possível se candidatar para diversas áreas de nível técnico, como Alimentos, Construção Civil, Eletrônica, Mecânica, Segurança do Trabalho, Metalurgia e Tecnologia da Informação.

A lista completa de cursos gratuitos está disponível através da página do SENAI SP, bem como o edital de abertura com todas as regras do processo seletivo.


Cursos técnicos gratuitos no SENAI SP: requisitos mínimos

Para se inscrever nos cursos gratuitos do SENAI SP, é necessário atender alguns requisitos mínimos. Os requisitos foram organizados com base no período em que os participantes pretendem participar das modalidades disponíveis (dia ou noite).
Confira abaixo:


Para cursos do SENAI SP no dia (manhã e tarde)

Os candidatos serão selecionados com base na seguinte ordem de prioridade: aqueles formalmente submetidos pelas empresas contribuintes do SENAI SP e, em seguida, aqueles que são direcionados por empresas não contribuintes que possuem contrato com o SENAI SP. Finalmente, os alunos da comunidade;


É necessário ter concluído pelo menos a 1ª série do ensino médio ou estar matriculado em um curso que permita a conclusão até a data de início das aulas;


Para os candidatos formalmente encaminhados pelas empresas, é necessário ter 14 anos e idade para concluir o curso técnico antes de completar 24 anos.

A exceção está nas modalidades de Energias Renováveis e Sistemas Petroquímicos (idade mínima de 15 e 17 anos, respectivamente).

Para cursos do SENAI SP à noite

À noite, os cursos técnicos gratuitos do Senai SP serão destinados a candidatos da comunidade;

Você deve ter concluído o ensino médio ou estar matriculado em um curso que permita a conclusão até a data de início das aulas.


Inscrições para cursos gratuitos do SENAI SP

Em geral, cerca de 26 escolas do SENAI SP estão oferecendo vagas de nível técnico. Eles estarão disponíveis em várias cidades paulistas, como Campinas e Jaguariúna.


As inscrições podem ser feitas entre os dias 12 e 26 de abril de 2021 (até as 21h do último dia agendado). Para isso, basta acessar a página do SENAI SP e seguir as instruções indicadas clicando no botão correspondente.


As taxas foram calculadas no valor de R$ 53 para todos os candidatos. No momento da inscrição, você precisará:


Inscrever as notas finais das disciplinas de Matemática, Português, Ciências, História e Geografia (referente ao 9º ano do Ensino Fundamental II);

Anexar o histórico, relatório escolar ou declaração de conclusão do ensino fundamental II.


Como será feita a classificação?

O processo seletivo do SENAI SP será composto pela análise do desempenho escolar nas disciplinas de Matemática e Português. Em caso de sorteio em média, serão seguidos os seguintes critérios:


Nota mais alta em Matemática;

Nota mais alta em português;

Nota mais alta em Ciências;

Maior pontuação da história;

Nota mais alta em Geografia;