Ministro Guedes fala sobre o programa Renda Brasil; Está pronto e deve ser lançado em alguns meses.

Imagem:Google

O novo programa social do governo conhecido como Renda Brasil está pronto e deve ser lançado em alguns meses. A informação foi dada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, durante o evento digital Itaú Latam Spring Meetings. Guedes disse que o governo ouviu os especialistas que criaram o Bolsa Escola e o Bolsa Família para desenvolver o novo programa social.


Guedes disse ainda que o ministro da Cidadania, João Roma, será responsável por aprimorar as sugestões para Renda Brasil. O programa visa unificar o Bolsa Família com outros benefícios concedidos pelo governo federal, como auxílio emergencial.


Também funcionaria como uma marca social para a gestão de Jair Bolsonaro, assim como o Bolsa Família foi para Lula da Silva. De acordo com documento do Ministério da Cidadania obtido pelo jornal Estadão, o programa seria dividido em quatro eixos, são eles:


  • Primeira infância
  • Renda cidadã
  • Prêmios de Mérito
  • Emancipação cidadã

O eixo de emancipação cidadã cobriria a criação da Carteira Digital Verde e Amarela, que visa baratear para as empresas o custo de contratação de pessoas com salários mais baixos e redução de encargos.


O programa também propõe um regime de capitalização de aposentadoria, no qual cada trabalhador teria poupança individual e não contribuiria apenas para um fundo comum (como é atualmente o caso do INSS), além da criação do seguro-desemprego privado.