Nova lei de trânsito já em vigor chega com inovação digital que vale a partir de hoje.Veja detalhes

Imagem:Google

Nesta segunda-feira, dia 12, entra em vigor a nova lei de trânsito que traz funcionalidades digitais em todo o Brasil. Os novos recursos estarão disponíveis no aplicativo CdT (Carteira de Trânsito Digital) e também no portal de serviços do Denatran.


De acordo com o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico de Moura Carneiro, "agora é possível ter na palma da mão, via celular, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o documento dos veículos".


Também é possível aderir ao Sistema eletrônico de Notificação (SNE) e começar a receber notificações apenas pelo aplicativo, baixar boletos e pagar quaisquer multas com até 40% de desconto.

"Não se pode falar de serviços de trânsito hoje sem falar dessa transformação digital", diz Carneiro.


Sistema de Notificação Eletrônica

O diretor do Denatran explicou que quando o motorista faz o sne, o motorista passa a monitorar quaisquer infrações através do aplicativo e deixa de receber notificações em sua residência. "O transporte eletrônico é mais barato para o governo, que deixa de gastar com despesas postais, e para o cidadão, que pode ter descontos de até 40% sobre a multa", disse.


Além disso, para estimular a condução responsável, será criado o Cadastro Nacional de Condutores Positivos (RNPC), que deverá incluir dados de motoristas que não cometeram infrações de trânsito sujeitas à pontuação nos últimos 12 meses.