Caixa lança novo programa habitacional que deve ser lançado com entrada R$ 0 para este ano.

Imagem:Google

Espera-se que uma nova opção de crédito imobiliário seja aberta pela Caixa Econômica Federal. O programa habitacional permitirá a compra de imóvel sem entrada e com prazo de pagamento de até 35 anos. Dentro desse período, o cliente pode escolher a data de validade.


A medida pode possibilitar que muitos brasileiros comprem sua própria casa. Segundo dados da Fundação João Pinheiro, cerca de 5,88 milhões de casas estão em déficit no Brasil. Isso equivale a 8% das casas em todo o país, aproximadamente o mesmo número quatro anos atrás.


Desse total, 3 milhões ainda pagam aluguel acima de 30% da renda familiar, 1,35 milhão são casas divididas por mais de uma família e 1,48 milhão estão em situação precária. Assim, o novo programa habitacional da Caixa se torna essencial em meio à crise econômica. Atualmente, o primeiro pagamento é de 30 dias após a assinatura do contrato de compra da casa própria pelo banco.


Como o atraso no pagamento gera multa e juros referentes aos dias de atraso e permite que a Caixa inclua as informações vinculadas ao seu contrato em cadastros de crédito restritivos como o Serasa, é importante estar atento para não ser negativado em caso de inadimplência.