Estudo do Pesquisador Robin Carhart-Harris afimra que Alucinógeno de cogumelo é tão eficaz quanto antidepressivo.


Os níveis de depressão diminuíram em ambos os grupos, mas mais rápido e melhor no grupo que tomou psilocibina. Os pacientes tomaram duas doses de psilocibina em um intervalo de seis semanas, e foram medicados com placebo diariamente durante a duração do estudo. O outro grupo que tomava o antidepressivo diariamente de uma dose considerada baixa da droga.


Um dos principais aspectos deste estudo é que as pessoas podem ver claramente a promessa de terapia, acompanhada por profissionais, de psilocibina em comparação com uma terapia mais familiar", explica Robin Carhart-Harris, pesquisador do Imperial College, em Londres, responsável pela pesquisa.


Os participantes tiveram acompanhamento psicológico e melhor capacidade de sentir prazer e expressar emoções, reduzir a ansiedade e pensamentos suicidas e aumentar os sentimentos de bem-estar foram documentados.


A redução dos sintomas da depressão foi de 57% no grupo que tomou a substância contra 28% entre os que receberam o antidepressivo. Os pacientes também estavam mais abertos a falar sobre a depressão e as emoções associadas à condição


Apesar dos bons resultados, os cientistas consideram que ainda é necessário usar a substância em testes maiores, com um grupo controle tomando placebo. A maioria dos participantes é do sexo masculino, branco e com mediana a nível médio de escolaridade.


Também alertam que a população não deve tentar usar nenhum cogumelo sem orientação para tratar a depressão: a substância utilizada no estudo foi isolada e é administrada em uma dose específica, seguindo um protocolo clínico.