13° salário do INSS: Presidente Bolsonaro confirma data de pagamento das duas parcelas. Veja

Imagem:Google

O presidente Jair Bolsonaro confirmou a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o primeiro semestre desse ano. A medida tem o objetivo de minimizar os efeitos da covid-19 no dia a dia dos segurados.


Segundo as projeções do governo federal, o benefício passará a ser concedido no mês de maio, dentro do calendário de pagamentos oficial já anunciado pela previdência federal. Porém, o valor será dividido em duas parcelas, sendo que a segunda deverá ser paga em junho.


A medida era prometida para março por Bolsonaro, mas sofreu um atraso em por causa de um impasse no orçamento da União. Como o orçamento foi aprovado no dia 25 de março, no entanto com um déficit fiscal de R$ 247,1 bilhões, o benefício começará a ser liberado.


Calendário previsto do 13° do INSS 2021

A Secretaria de Previdência preparou um decreto que estabelece a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º para abril e o da segunda, em maio (veja abaixo). Mas com o atraso do orçamento, a projeção é que os pagamentos sejam realizados em maio e junho.

Imagem:Edital concursos brasil