Confira Dicas e receitas para tratar o calcanhar rachado.

Imagem: Reprodução/ Google

Embora desconfortável, o calcanhar rachado é uma ocorrência extremamente comum na vida de todos. A maior razão para as rachaduras nos pés é a falta de hidratação da pele, algo que pode ser facilmente resolvido por meio de cremes e hidratantes. Apesar disso, é possível que o caso seja um alerta para outros grandes problemas. Mesmo que a associação entre um calcanhar rachado e uma doença mais grave quase nunca seja feita, ela ainda existe.


Normalmente, as rachaduras surgem quando a pele já está seca.

Eles aumentam de tamanho por causa do peso corporal e atividades diárias, como caminhada ou corrida, hábitos extremamente normais. Nesse sentido, não há necessidade de se preocupar se o calcanhar está rachado: é somente quando a ocorrência está associada a outros sintomas que a condição deve ser levada em conta.


Confira abaixo o que o salto rachado pode estar tentando avisar, bem como receitas caseiras para aliviar a pele seca e deixá-la macia novamente.


Confira abaixo o que o salto rachado pode estar tentando avisar, bem como receitas caseiras para aliviar a pele seca e deixá-la macia novamente.


Como salvar um pé rachado

Embora o caso do hipertireoidismo seja um alerta, a grande maioria da secura do pé é uma ocorrência simples que pode ser facilmente resolvida. Neste caso, existem vários cremes hidratantes excelentes para o tratamento, que podem ser encontrados em qualquer mercado ou farmácia.


Razão para o ressecamento dos pés

Imagem: Reprodução/ Google


Além da falta de hidratação, há uma série de fatores que influenciam o aparecimento de fissuras nos calcanhares.

Geralmente, o uso frequente de chinelos e sandálias, banhos com água muito quente e caminhada longa descalça influenciam a ocorrência. Mesmo o excesso de peso pode ser responsável pelos pés secos. Quem não bebe água suficiente pode enfrentar o mesmo problema, já que a má hidratação deixa a pele seca, não apenas os saltos.


Confira um excelente ritual caseiro abaixo para salvar seus pés da secura. Pode ser realizado todos os dias, ou pelo menos 2 vezes por semana.


1 - Pés escaldados


Os pés escaldantes são uma ótima alternativa para suavizar a pele e abrir os poros, facilitando a absorção do creme hidratante. Para realizá-lo, é necessário colocar água morna dentro de uma bacia, o suficiente para cobrir os pés. Em seguida, adicione o hidratante de preferência pelo menos 1 ou 2 colheres de sopa. O creme deve ser bem misturado em água. Uma vez feito isso, tudo que você tem que fazer é mergulhar os pés e deixá-los submersos por 5 a 10 minutos.


2 - Seque bem a pele


Uma vez que os pés escaldam, é necessário selá-los bem, pois a umidade favorece o crescimento de fungos, especialmente entre os dedos.

Prefira dar leves batidas com a toalha na pele em vez de esfregá-la, pois o atrito estimula o ressecamento. Considere deixar seus pés ao ar livre por alguns minutos para que eles estejam completamente secos.


3 - Remover o excesso de pele


Embora seja opcional, remover o excesso de pele dos pés com lixa é uma ótima alternativa, desde que não haja mais rachaduras. Assim, também é possível recorrer a uma pedra-pumice, que tem o mesmo efeito da lixa, realizando movimentos leves no calcanhar rachado até que a pele morta saia completamente.


4 - Hidrate bem


Por fim, invista em uma boa hidratação na pele já limpa e livre de excesso de células mortas. O hidratante servirá para fechar os poros e fortalecer a hidratação dos pés, e quanto mais grosso, maior o seu efeito. Em seguida, coloque uma meia para que o produto não seja removido pelo calçado. Considere realizar o ritual sempre antes de dormir, para que o hidratante aja melhor durante toda a noite.


Outras soluções para salto rachado

Além do ritual que deve ser seguido para resgatar a pele antes de macia e hidratada, ainda existem receitas caseiras que são excelentes no tratamento do calcanhar rachado.
Os remédios caseiros têm em sua composição ingredientes como azeite, sal marinho, mel ou bicarbonato de sódio, todos excelentes no fornecimento da hidratação necessária.


1 - Esfoliação de salto rachado


A mistura que envolve arroz, mel, azeite e vinagre funciona como uma pasta esfoliante, responsável por remover células mortas da pele e hidratá-la bem. No entanto, a esfoliação só deve ser feita não mais do que 2 vezes por semana, devido ao fato de que o atrito, quando exagerado, prejudica a pele e a torna sensível.

O esfoliante é uma boa substituição da rotina de lixa ou pumice, feita logo após os pés escaldantes.


  • Ingredientes
  • Azeite de oliva (1 colher)
  • Mel (1 colher)
  • 1 punhado de arroz (cru, batido no liquidificador)
  • Vinagre de cidra de maçã (2 colheres de sopa)

Instruções

Misture todos os ingredientes o suficiente até obter uma pasta grossa. Depois de escalar os pés, faça uma massagem suave com a mistura na região. É possível deixá-lo nos pés desde que o excesso seja removido, ou enxágüe-o e aplique o hidratante imediatamente depois disso.


2 - Patchouli e creme de limão


A união de óleos essenciais de patchouli e limão são excelentes em fornecer uma hidratação potente ao calcanhar rachado. Combinado com manteiga de cacau, o óleo de patchouli trata a pele seca, enquanto o limão suaviza calos.


Ingredientes

  • Óleo essencial de limão (10 gotas)
  • Óleo essencial patchouli (5 gotas)
  • Manteiga de cacau (60g)

Instruções

Antes de mais nada, deposite a manteiga de cacau em uma panela e aqueça o ingrediente até derreter. Em seguida, retire a panela do fogo e adicione os óleos essenciais, mexendo bem. Coloque a mistura em um pote e deixe esfriar. Por fim, basta massagear os pés com o líquido antes de dormir, usando meias para que o óleo não suja os lençóis.

Fonte:Tua Saúde