Cientistas criam método que converte plástico em combustível.

Cientistas do Plastics Innovation Group da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, criaram um método capaz de transformar o plástico, que é um derivado de petróleo, em outros produtos fósseis. Os resultados do experimento foram publicados na revista Science na última quarta-feira (21).

Testes laboratoriais foram capazes de converter resíduos plásticos de uso único, como sacos plásticos, recipientes de iogurte e garrafas plásticas, em moléculas prontas para uso, como combustíveis e lubrificantes que seriam produzidos a partir de petróleo.

Esse tipo de processo se encaixa no que é chamado de economia circular, que acontece quando produtos que não são mais úteis são transformados em algo novo e permitindo o reaproveitamento da matéria-prima utilizada na fabricação do item. Desta forma, algo que foi fretado pode ser usado várias vezes e entrar em um ciclo de reutilização.

"O lixo plástico é um problema ambiental sério. À medida que essa economia circular avança, o mundo precisará produzir menos plásticos originais porque estaremos reutilizando materiais feitos no futuro", disse Andrew Danielson, um dos autores do estudo e graduado em Engenharia Química pela Universidade de Delaware, em comunicado divulgado pela instituição de ensino.

A pesquisa apresenta um novo catalisador que pode acelerar a quebra de plásticos que têm um processo de reciclagem mais demorado, conhecido como poliolefinas. Esse tipo de polímero representa entre 60% e 70% de todos os plásticos produzidos atualmente.

Além disso, o processo requer 50% do uso de energia normalmente usado para reciclar esse tipo de produto e não libera dióxido de carbono no atmofesta, tema muito debatido entre autoridades de todo o mundo.

O novo método desenvolvido por pesquisadores da unversity norte-americana também pode fazer a transformação de resíduos plásticos que se misturam em outros produtos, todos a uma temperatura de aproximadamente 250°C, considerada baixa para a realização de processos semelhantes.

Para fazer essa transformação, os cientistas usaram o processo químico chamado hidrocracking para quebrar resíduos plásticos sólidos em moléculas menores de carbono. Depois disso, foram adicionadas moléculas de hidrogênio, estabilizando o material para seu uso futuro.

Um processo muito semelhante é feito por refinarias de petróleo, no entanto, a técnica recém-desenvolvida converte o material em moléculas ramificadas, permitindo que o plástico seja convertido diretamente no produto final e, consequentemente, mais rápido.

Esta velocidade é o resultado do uso de uma combinação diferente de dois catalisadores, produtos usados para acelerar reações químicas.

Cientistas do Centro de Inovação Plástica usaram zeólitos e óxidos metálicos mistos para otimizar o processo, substâncias conhecidas por criar moléculas ramificadas e quebrar grandes moléculas, respectivamente.

"Sozinhos, esses dois catalisadores funcionam mal. A combinação deles faz magia, derretendo os plásticos e não deixando nada para trás. Além disso, esses são materiais fáceis de encontrar, para que possamos começar rapidamente a pensar em como usar a tecnologia em grandes processos", disse Dion Vlachos, professor de Engenharia Química da Universidade de Delaware e um dos autores do estudo.

Fonte:R7