Atenção, trabalhador agora pode receber o teto do INSS; Veja como.

Imagem: Reprodução/Google

Quem faz contribuições para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) espera atingir a melhor idade recebendo uma boa aposentadoria mensalmente. Em um cenário mais otimista, o pagamento pode chegar ao teto do INSS.


O que ele representa? Como o próprio nome diz, o teto do INSS nada mais é do que o valor máximo que o segurado pode receber de qualquer benefício oriundo do município. Com os reajustes anuais, o valor pago em 2021 é de R$ 6.433,57.


Como receber o teto do INS

Existem duas formas de obter o teto do INSS, o seguinte:


  • O primeiro tem a ver com a média salarial de contribuição, que precisa ser equivalente ao teto do INSS;
  • Em segundo lugar, exige que o contribuinte cumpra os requisitos de alguma aposentadoria com valor equivalente a 100% da média salarial de contribuição.

Aposentadoria com base na média dos salários de contribuição do INSS

Neste caso, há duas opções de cálculo, uma antes e outra após a reforma da Previdência. No primeiro caso, a regra de cálculo descartou os 20% dos menores salários de contribuição ao estabelecer o valor da aposentadoria. No outro caso, atualmente válido, todos os salários e contribuições a partir de julho de 1994 devem entrar nas contas do benefício.


Basicamente, isso significa que, após a Reforma, tornou-se mais difícil conquistar o teto do INSS. Para que isso seja possível, no caso do trabalhador individual, é necessário ter uma remuneração igual ou superior ao teto. Quando se trata de contribuintes facultativos, eles devem pagar 20% do teto pelo tempo de contribuição.


Opção com um valor equivalente a 100% da média salarial

Nessa modalidade, além de ter um salário médio proporcional ao teto do INSS, o contribuinte também deve atender aos requisitos de alguma regra de aposentadoria que ofereça o repasse de 100% da média de contribuição.


Diante da Reforma da Previdência, implementada em novembro de 2019, ficou mais complicado atender aos requisitos que garantem o valor máximo da aposentadoria do INSS. As chances realmente aumentam para aqueles que atenderam a todos os requisitos antes das mudanças nas normas previdenciárias.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem