Confira como solicitar a Renovação da CNH vencida na pandemia.

Imagem:Google

Se a carteira nacional de habilitação (CNH) expirou durante a pandemia e você está preocupado em não saber renovar com o Detrans fechado, há a "Renovação Simplificada" pela Internet em que a CNH é enviada digitalmente através do aplicativo Carteira de Habilitação Digital (CDT).


A aplicação do CDT é padrão para todo o país, no entanto, como o procedimento de renovação de documentos expirado pode estar mais próximo do Estado. Dessa forma, o Detran do seu estado deve ser consultado sobre como o processo de renovação é simplificado.


Como renovar a CNH pela internet?

Confira abaixo o passo a passo de como a renovação da CNH acontece pela internet no estado de São Paulo:


  • Faça login no detran.sp.gov.br e acesse "Renovação Simplificada" em Serviços Online" no topo da página inicial;
  • Confirme os dados na tela e escolha como dados e os horários dos exames médicos e psicotécnicos (este último só é necessário se você se envolver em atividades remuneradas, como taxista, por exemplo);
  • Na capital, você pode escolher a macro e a microrregião também.
  • O sistema agenda médicos e informa todos os dados dos profissionais (como nome, endereço e número de telefone);

  • Faça o exame médico e psicotécnico, se necessário). Você precisará pagar uma taxa de exame médico é de R$ 96 e a taxa do Detran.SP, mais o custo de envio pelo correio, é de R$ 107. Como as taxas do Detran.sp devem ser pagas em um dos bancos contratados e registrados pelo CPF do motorista;
  • Em cada posto médico, há um coletor biométrico e a foto será a mesma da licença vencida;
  • Para consultar a situação da solicitação, o motorista pôde consultar o serviço online de "Acompanhamento do processo de renovação simplificada da CNH".

Vale ressaltar que, em dezembro do ano passado, o Contran criou uma resolução para que as CNHs vencessem em 2020 para ter mais um ano de validade. Assim, a renovação das CNHs expira no período que ocorre gradualmente, conforme calendário determinado no documento.


Sua CNH ganha ou ganha em 2021?

Embora o prazo para os documentos com vencimento em 2020 tenha sido prorrogado, as CNHs que expirarem em 2021 terão o processo normal de renovação. Os motoristas terão até um mês após o vencimento para fazer a renovação.