IPVA Grátis em 2021:Veja quem pode ter isenção partir de março.

Imagem:Google

Atenção, donos de veículos! O pagamento obrigatório do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA, não será mais uma exigência anual para algumas pessoas.

Ou seja, eles não precisarão desembolsar um centavo em 2021. Vale ressaltar que o valor é calculado sobre o valor venal do veículo, que pode variar de 1,5% a 4%.


Mas, afinal, como é possível se livrar do tributo este ano? Embora simples, a resposta varia de acordo com o estado do contribuinte e o ano de fabricação do bem. Por exemplo, veículos de Roraima e Rio Grande do Norte com mais de 10 anos de fabricação recebem isenção do IPVA este ano.


Nas demais unidades federativas, o prazo é de 15 anos para carros do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins, 18 anos no caso de Mato Grosso e 20 anos no caso de Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.


Em relação a Santa Catarina, os veículos fabricados até 1985 também estão isentos de coleta. Em Minas Gerais e Pernambuco, um sistema diferente é aplicado em relação à cobrança do IPVA, o que promove a redução progressiva do valor cobrado pelo imposto.


Para saber se você tem IPVA gratuito em 2021, o proprietário deve consultar o documento oficial do carro para verificar o ano de fabricação. Isso possibilitará consultar a validade do veículo de acordo com os períodos mencionados acima.


Lembrando que para o cálculo do IPVA, é considerado o "ano de fabricação" para avaliação do valor venal e não do ano modelo. As informações estão disponíveis no Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem