Atenção, donos de veículos! O pagamento obrigatório do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA, não será mais uma exigência anual para algumas pessoas.
Mas, afinal, como é possível se livrar do tributo este ano? Embora simples, a resposta varia de acordo com o estado do contribuinte e o ano de fabricação do bem. Por exemplo, veículos de Roraima e Rio Grande do Norte com mais de 10 anos de fabricação recebem isenção do IPVA este ano.
Nas demais unidades federativas, o prazo é de 15 anos para carros do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins, 18 anos no caso de Mato Grosso e 20 anos no caso de Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
Em relação a Santa Catarina, os veículos fabricados até 1985 também estão isentos de coleta. Em Minas Gerais e Pernambuco, um sistema diferente é aplicado em relação à cobrança do IPVA, o que promove a redução progressiva do valor cobrado pelo imposto.
Para saber se você tem IPVA gratuito em 2021, o proprietário deve consultar o documento oficial do carro para verificar o ano de fabricação. Isso possibilitará consultar a validade do veículo de acordo com os períodos mencionados acima.
Lembrando que para o cálculo do IPVA, é considerado o "ano de fabricação" para avaliação do valor venal e não do ano modelo. As informações estão disponíveis no Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV).
Postar um comentário