Cnh Social; Detran divulga inscrições com 5 mil vagas para o programa CNH grátis 2021;Veja como se inscrever

Imagem:Google

Cidadãos de baixa renda que sonham em ganhar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já podem se inscrever no Programa de Qualificação Social, que oferece um total de 5.000 vagas em 2021. O projeto é uma iniciativa do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran - DF).


Com inscrições abertas até 16 de março através do site portal.detran.df.gov.br, os candidatos aprovados participarão gratuitamente de todo o processo de obtenção da carteira de motorista, incluindo aulas teóricas e práticas.


O programa foi dividido em duas categorias: uma de Cidadão Qualificado e outra Qualificada. Da quantidade oferecida, 40% das vagas são destinadas à população em geral, enquanto 60% são destinadas aos estudantes.


Além disso, há também a divisão por tipo de processo, a saber: primeira CNH na categoria "A" ou "B" - 40%, acréscimo das categorias A ou B - 20%, mudança para as categorias C, D ou E - 20%, renovação da CNH - 10%, CNH definitiva - 10%.


Critérios para participar

Os interessados em participar do programa devem, antes de tudo, atender aos requisitos, que variam de categoria. No caso do Cidadão Qualificado, podem se candidatar beneficiários de programas sociais e pessoas com deficiência (PCD). Além disso, os participantes devem ter mais de 25 anos e ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).


A categoria também exige que o cidadão possa ler e escrever, residir no Distrito Federal há pelo menos 2 anos, não sofrer qualquer penalidade decorrente de infrações de trânsito de natureza média, grave ou gravíssima, nos últimos 12 meses antes da inscrição, ter CPF e RG, tiver mais de 18 anos e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.


Na categoria Estudante Qualificado, o candidato deve ter mais de 18 anos, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter estudado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista em unidades particulares.


Outras regras de participação incluem: residir no Distrito Federal há pelo menos 2 anos, não ter sofrido penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza média, grave ou gravíssima, no período correspondente aos 12 meses anteriores à inscrição no programa, sendo criminalmente atribuível, não sendo impedido judicialmente de possuir a CNH, além de possuir CPF e RG válidos.