Novidades: Mastercard passa a aceitar pagamentos por criptomoedas.

Imagem:Google

A Mastercard anunciou nesta quinta-feira, 11, que oferecerá suporte para criptomoedas em sua rede, seguindo as outras gigantes do setor de pagamentos, como Visa e PayPal.

A empresa publicou um texto em seu site oficial que dizia que os ativos digitais estão se tornando cada vez mais importantes no mundo dos pagamentos.


O texto publicado pela empresa também diz que a Mastercard fará um controle rigoroso para selecionar quais criptoativos integrarão o programa.


"Vamos nos concentrar na conformidade [conformidade com as leis e regulamentos] e na segurança do consumidor", disse a empresa.


Não serão todas as criptomoedas que circularão na rede da empresa e o texto diz que das centenas de criptoativos atualmente em circulação, muitos ainda precisam melhorar suas medidas de conformidade. Isso fez com que muitos deles não cumprissem os requisitos exigidos pela Mastercard.


Devido ao suporte da rede Mastercard para criptomoedas, compradores e vendedores poderão usar ativos digitais para fazer transações e permitirão que os clientes da empresa "armazenem e enviem dinheiro de novas maneiras".


De acordo com a Mastercard, o número de pessoas que usam cartões para comprar criptoativos tem crescido gradualmente, "especialmente durante o recente aumento do bitcoin".


"Também notamos um aumento no uso de cartões cripto", diz o texto, em relação aos cartões emitidos pela própria empresa junto com empresas do mercado de ativos digitais.


"Nossa filosofia sobre criptomoedas é simples: trata-se de escolha. A Mastercard não está aqui para recomendar que você comece a usar criptomoedas. Mas estamos aqui para permitir que clientes, comerciantes e empresas movam valores digitais (tradicionais ou cripto) do jeito que quiserem. Deve ser sua escolha, é o seu dinheiro", diz o texto da Mastercard.


A empresa também diz que está trabalhando com vários bancos centrais em projetos de CBDCs (moedas digitais emitidas por bancos centrais) e que já possui uma plataforma de testes voltada para essas instituições usando suas moedas em ambientes controlados.


A Mastercard tem atualmente cerca de 1 bilhão de cartões de crédito em circulação em todo o mundo. E a decisão de incorporar criptomoedas em sua rede pode impactar fortemente o mercado de criptoativos, garantindo a milhões de pessoas acesso a esse universo.