Saúde: Conheça os benefícios da vitamina C e E para saúde da pele

Imagem:Google

As vitaminas C e E são essenciais para o nosso sistema imunológico e também para deixar a pele bonite e saudável. De acordo com o relatório da empresa de dados sobre saúde IQVIA, durante o mês de março, começo do isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, houve um salto pelo consumo de vitaminas no Brasil.

O crescimento foi de 54%, em relação ao mês de 2019. Já em abril, a porcentagem chegou a 58% em relação ao ano anterior.


Para aproveitar esse momento de conscientização sobre a importância de manter um organismo equilibrado e investir nas vitaminas essenciais para o corpo, que tal entender duas das vitaminas que mais se destacam na hora de cuidar da pele?


As vitaminas C e E garantem a minimização do envelhecimento precoce e previne os danos na pele e organismo.  “Com o uso da vitamina C e E é possível amenizar os danos que os radicais livres causam na pele. Os radicais livres são aquelas moléculas produzidas pelas células quando o corpo passa pela queima de oxigênio quando produz energia. Essas substâncias, quando produzidas em excesso, podem danificar as células saudáveis do organismo, e até mesmo o DNA celular. A junção da vitamina C e E diminui a formação desses radicais e fortalece a imunidade da pele,” explica Dr. Amilton Macedo, médico dermatologista que atua na área de Medicina Preventiva.


Segundo o dermatologista, para ter uma pele saudável e equilibrada é preciso sempre repor vitaminas no organismo, incluindo a C e a E, e ter uma alimentação balanceada.  Ambas vitaminas estão presentes em vários alimentos, mas também podem ser encontradas em cremes específicos para a pele.  “Ao escolher um tratamento antioxidante dermocosmético com vitamina E, procure as opções associadas com vitamina C para facilitar o uso.

A loção deve ser aplicada sempre antes da proteção solar. Lembrando que é sempre importante consultar um dermatologista antes de fazer o uso de qualquer produto, principalmente se houver o uso de várias substâncias no rosto ".


Confira alguns benefícios das vitaminas para garantir uma pele bonita e saudável:


●  Combate ao envelhecimento precoce:


A vitamina E é um potente antioxidante, ao fazer o uso diário dela em cremes é possível eliminar os radicais livres – agentes que promovem o envelhecimento. Já a vitamina C é a substância perfeita para trazer luminosidade para a pele, inibir a formação de melanina, o que previne o surgimento de manchas.

Ela também contribui para a produção do colágeno, fazendo com que a pele se mantenha firme e evitando rugas e flacidez.


●  As vantagens em aplicar as vitaminas C e E no rosto:


A face é uma das regiões mais expostas do corpo, por isso, sofre diariamente com as agressões, como poluição, e os raios solares. Por isso, quando falamos do rosto, proteção nunca é demais, ao fazer a aplicação das vitaminas ocorre uma prevenção e redução de rugas, uma melhora em pequenas cicatrizes causadas por acne, potencializa a produção de colágeno, prevenindo a flacidez, recupera a elasticidade e proporciona uma hidratação e lubrificação para a pele.


●  Vitamina C para minimizar manchas solares:


A vitamina C tem uma ação clareadora que vai ajudar a diminuir as manchas causadas pelo sol, então aproveite para potencializar o tratamento com uma máscara caseira. Antes de aplicá-la, limpe o rosto com um sabonete específico para a área e depois aplique uma mistura de 1 colher de café equivalente a 2g de vitamina C em pó, 1 colher de café de linhaça moída e 1 colher de sopa de mel, deixe agir por 10 à 15 minutos, lave bem o rosto com água gelada e finalize com um hidratante ou a proteção solar caso faça a máscara pela manhã.

Fonte:IBahia