Inscrição Cadastro Único 2021: Veja os Documentos necessários e como fazer e QUAIS benefícios garantidos.

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O Cadastro Único (CadÚnico) continua sendo realizado para famílias de baixa renda, a fim de identificar famílias brasileiras em situação de pobreza ou extrema pobreza e tentar ajudá-las.


O CadÚnico é utilizado pelo Governo Federal, bem como por estados e municípios para implementar políticas públicas que visem melhorar as condições de vida das famílias em situação de vulnerabilidade.


As famílias que devem se cadastrar são aquelas que estão em situação de pobreza ou extrema pobreza, por essa razão, devem ter renda mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.


Cadastro Único 2021

Famílias de baixa renda recebem visitas domiciliares de representantes do CRAS do município para se cadastrarem. No entanto, caso isso não ocorra, as famílias podem ir ao Centro de Referência de Assistência Social e solicitar a inscrição.


O cadastro deve ser feito pelo tutor da família que deve residir no mesmo domicílio, fazer parte da família e ter pelo menos 16 anos. Os agentes do CRAS farão perguntas a este representante que deverá informar todos os dados necessários.


É preferível que o responsável pela família seja uma mulher que tenha Um Número de Seguridade Social ou Título de Eleitor. No entanto, nos casos de famílias indígenas ou quilombolas, podem apresentar: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, RANI, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.


Documentos de Registro Único

O tutor familiar deve apresentar pelo menos um documento de todos os componentes da família, que pode ser:


  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão Administrativa de Nascimento Indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor.

Além disso, o cidadão que vai se cadastrar no Cadastro Único também deve levar um comprovante de endereço, que pode ser corrente de água ou conta de luz. Este documento não é obrigatório, mas é sempre bom garantir.


Sempre que houver uma mudança na família, como o nascimento de uma criança, a mudança de endereço ou trabalho, ou a saída de um familiar da residência ou morte, o tutor familiar deve comparecer ao CRAS e realizar a atualização dos dados.


Programas e benefícios sociais do Cadastro Único

O programa mais conhecido que utiliza o cadastro é, sem dúvida, o Bolsa Família. Mas, além desses, existem outros programas e benefícios sociais do Governo Federal que utilizam o CadÚnico como base para seleção e contemplação.


Um exemplo disso é o Minha Casa Minha Vida, assim como a Casa Verde e Amarela, que visa facilitar a aquisição da casa própria para famílias e pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.


Além destes, existem outros programas e benefícios. Veja abaixo:


Água para todos;

Aposentadoria para pessoas de baixa renda;

Assistência emergencial;

Seca de sacos;

Bolsa Verde - Programa de Apoio à Conservação Ambiental;

Carta Social;

Carteira do Idoso;

Instalação de crédito;

Promoção - Programa de Promoção das Atividades Produtivas Rurais;

Isenção de Taxas em Concursos Públicos;

Passe Livre para pessoas com deficiência;

Pro Young Teen;

Programa Brasil Afabetizado;

Programa Brasil Afetuoso;

Programa Cisterna;

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI ;

Programa Nacional de Crédito Fundiário;

Programa Nacional de Reforma Agrária;

Tarifa Social de Energia Elétrica;

Telefone Popular;


Os estados e municípios também utilizam o cadastro para programas sociais desenvolvidos especialmente para as regiões. Dessa forma, é importante que as famílias de baixa renda tenham um registro e mantenham-no atualizado.


A não atualização pode resultar na perda de benefícios e assistência já garantida, bem como na não contemplação de programas que passam a ter direito à mudança na família, como o nascimento de uma criança.


Para mais informações, o cidadão pode entrar em contato com a Caixa Econômica Federal para mais informações pelo telefone 0800 726 0207. Além disso, as dúvidas podem ser respondidas pelas redes sociais da Caixa ou pelo Google Caixa Assistente.