Aposentados e Pensionistas ainda receberão 14° salário do INSS em 2021? Saiba!

Imagem:Google

Diante das dificuldades enfrentadas pela população durante a pandemia covid-19, foi criado um projeto de lei que permitiria a inclusão de um 14º salário para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Entenda sobre a possibilidade de aposentados e pensionistas receberem o benefício em 2021.


O Projeto de Lei 3.657/2020 prevê a oferta de um 14º salário para quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria, pensão por morte ou benefício de reclusão. A proposta foi apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).


A ideia da medida seria ajudar as famílias e a economia nacional. Segundo o senador Paulo Paim (PT/RS), a criação do recurso beneficiaria 35 milhões de pessoas. Segundo ele, com o agravamento da crise, o PL seria "uma questão de justiça".


O senador afirma que antes da pandemia, mais de 10 milhões de pessoas já dependiam da renda dos idosos. Ele diz que aposentados e pensionistas, em sua maioria, ajudam a sustentar a família.


No final do ano passado, a DataSenado realizou uma pesquisa para verificar a opinião das pessoas sobre o PL. O resultado revelou que 99% das pessoas consultadas aprovam a criação do benefício para o segurado e dependente da Previdência Social, por causa da pandemia.


Como o governo antecipou a 13ª parcela de aposentados e pensionistas de abril a junho, os valores foram gastos no início de 2020.


Como resultado, muitos lutaram para lidar com dívidas ao longo do ano, já que o benefício havia sido utilizado no primeiro semestre do ano em vários casos.


Diante dessa situação, a aprovação esperada de uma parcela extra poderia apoiar os beneficiários.


Dificuldade em aprovar o projeto do 14º salário do INSS

Apesar da expectativa sobre o projeto de lei, não houve aprovação até o momento. Entre os motivos do impasse, a Folha de S. Paulo aponta que o projeto não indica de onde vem o dinheiro.


Outro ponto a considerar é que o governo já fez gastos consideráveis durante a pandemia covid-19. Atualmente, o projeto de lei aparece em tramitação, conforme indicado no portal do Senado Federal.

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem