Veja como ficam o DPVAT, IPVA e CNH para 2021 com todas as mudanças aplicadas.

 
Imagem:Google

Algumas regras de trânsito tiveram que ser alteradas no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus. Até 2021, os proprietários de veículos também devem estar atentos a outras mudanças no seguro DPVAT, IPVA e CNH.

Confira abaixo quais são as novidades:


Dpvat

Os danos pessoais causados por veículos autônomos (DPVAT) não serão cobrados em 2021. Segundo o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão vinculado ao Ministério da Economia, a medida foi tomada porque o recurso disponível em dinheiro já é suficiente para pagar indenização às vítimas durante o ano.


No entanto, é importante ressaltar que a taxa poderá ser cobrada novamente em 2022.O DPVAT é um seguro obrigatório utilizado para indenizar e apoiar vítimas de acidentes de trânsito e seus familiares. Caso não seja utilizado em compensação, sua arrecadação destina-se a investimentos em saúde pública.


Ipva

Por outro lado, a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi mantida em 2021. Os motoristas podem pagar a taxa de adiantamento até 31 de março, isso para todas as finais da placa. Segundo o Detran SP, o pagamento pode ser feito em cota única, com desconto ou parcelado.


Além disso, os proprietários também podem esperar o calendário específico de sua diretoria para efetuar o pagamento. Através do site do Detran SP é possível consultar o cronograma completo. Sobre a taxa de licenciamento, ele terá os seguintes valores em 2021:


  • Veículos usados - R$ 98,91
  • Veículos Zero KM - R$ 131,80

O pagamento pode ser feito através do aplicativo, caixa eletrônico ou internet banking nos bancos, são bancos, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Safra, Itaú e lotérica.


Vale ressaltar que pessoas com deficiência que já tinham isenção do IPVA em 2020, tiveram o benefício renovado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). A Procuradoria Geral do Estado ainda discutirá o assunto.


Cnh

No início da pandemia, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu impedir a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que expirou em 2020. Dessa forma, as reformas pendentes do ano passado começaram a ocorrer em janeiro.


Veja o calendário de renovações da CNH em 2021:


  • Com vencimento em janeiro de 2020, poderá ser renovado até 31 de janeiro de 2021;
  • Com vencimento em fevereiro de 2020, poderá ser renovado até 28 de fevereiro de 2021;
  • Com vencimento em março de 2020, poderá ser renovado até 31 de março de 2021;
  • e assim por diante, até 31 de dezembro de 2021 para qualificações válidas em dezembro de 2020.

Este ano, a prorrogação para renovar a carteira não deve ser repetida. As carteiras de habilitação com vencimento em 2021 terão o prazo tradicional de um mês para renovação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem