Receita Federal lança site para regularizar CPF online; Veja como usar.

Imagem: Google

Se você está tendo problemas com seu número de segurança social, você não precisará sair de casa para resolver alguns problemas mais.

Acontece que a Receita Federal lançou uma nova página em seu site, chamada "Meu CPF", destinada à regularização do documento.


A proposta da plataforma é digitalizar os processos. Se você precisar provar legitimidade, por exemplo, o usuário não precisa ir a uma unidade de serviço: basta segurar um ID, tirar uma selfie e enviar os dados por e-mail.


Além de trazer uma série de recursos, a seção traz informações que esclarecem as principais dúvidas da população sobre o documento. A seguir, algumas das irregularidades mais comuns explicadas pela Receita Federal na nova página.


Irregularidades mais frequentes

A plataforma temática da Receita traz um infográfico cheio de informações. Por meio dele, são mostrados os problemas mais comuns que ocorreram com o CPF e quais são os caminhos para regularizar a situação do documento junto ao fisco. Confira alguns exemplos:


  • CPF suspenso: Ocorre quando o registro apresenta informações incorretas ou incompletas;
  • CPF pendente de regularização: Geralmente causado pela falta de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR);
  • CPF cancelado: Aparece por decisão judicial ou duplicidade no documento.


A questão do CPF suspenso, por exemplo, pode ser resolvida através da nova página na opção "Alterar CPF". Nos casos de CPF pendente de regularização, o usuário precisa fazer uma consulta prévia ao portal e-CAC (para ver qual declaração de IR está faltando), só então fazer sua submissão e regularizar a situação do CPF.


Em caso de CPF cancelado, alguns casos podem exigir atendimento presencial. Quando o problema está relacionado ao titular falecido, por exemplo, também é necessário comparecer à Receita apresentando documentos que comprovem o contrário.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem