SPC e Serasa oferecem plataformas online para os consumidores negociarem suas dividas.

Imagem:Google

Atualmente, as dívidas são uma realidade desconfortável para muitos brasileiros. Estima-se que cerca de 63 milhões de cidadãos tenham restrições ao CPF, número que pode ser ainda maior, considerando a crise econômica decorrente da pandemia.


No entanto, agências de crédito como SPC e Serasa desenvolveram plataformas voltadas para a renegociação de dívidas, permitindo que consumidores inadimplentes regularizem sua situação e mantenham o nome limpo, recuperando assim o crédito no mercado.


Por meio dessas ferramentas, o devedor poderá negociar suas dívidas de forma rápida e conveniente, com condições de pagamento facilitadas. Confira quais são essas plataformas e saiba como elas funcionam para você manter seu nome limpo em 2021.


Serasa

Para quem está na lista negativa do Serasa, o site e o aplicativo do Serasa Consumidor estão disponíveis. Na plataforma, é possível consultar o CPF, verificar os débitos e negociar, se for o caso, com a empresa credora. Todo o processo do acordo, incluindo a geração da conta para quitar a dívida, é realizado diretamente no site, com toda a comodidade para o consumidor.


Confira o passo a passo para usar a plataforma Do Serasa Consumidor e limpar seu nome:


Acesse o site ou baixe o aplicativo do Serasa Consumidor;

Registre-se e crie uma senha de acesso na plataforma;

Na próxima página, serão informadas questões pendentes em nome do consumidor e se há alguma proposta de negociação;

Selecione a proposta com as condições mais atrativas e confirme a negociação;

Selecione a opção "Gerar um ticket" e faça o pagamento.


SPC Brasil

Os consumidores que possuem dívidas cadastradas no SPC Brasil podem acessar o site Negociar Dívida Online. A plataforma oferece consulta gratuita ao CPF e opções de renegociação de dívidas.


Os interessados devem se cadastrar no site, informando dados pessoais como nome completo, CPF, e-mail e número de celular. Além disso, o consumidor deve dizer como descobrir a plataforma e criar uma senha para fazer login.


Uma vez que você se cadastre, basta acessar a página com a senha criada anteriormente e fazer a consulta. As dívidas em nome do consumidor e as propostas para a renegociação serão listadas.


Renegociei minha dívida, e agora?

Depois de negociar dívidas pendentes e sair da lista de inadimplência em agências de crédito como SPC e Serasa, o consumidor precisará ter um pouco de paciência. Isso porque, mesmo sem restrições, as empresas ainda podem ter tempo para disponibilizar crédito novamente.


Ao solicitar um cartão de crédito, por exemplo, a instituição verificará o histórico do requerente, e quando for informado que ele já teve o nome sujo, ele pode recusar a proposta. Além disso, o escore fica menor quando há alguma restrição, o que também pode prejudicar o acesso ao crédito.


Portanto, após a quitação do nome, o consumidor deve mostrar que é um bom pagador, mantendo suas contas até o momento, a fim de recuperar a confiança das empresas e, consequentemente, do crédito no mercado.


Lembrando que em alguns casos, o consumidor pode ter o nome sujo no SPC e Serasa ao mesmo tempo. Então, mesmo que você renegocie a dívida em um deles, ele permanecerá negativo no outro. Por isso, é importante consultar se há restrições no CPF com cada um dos órgãos de proteção ao crédito e pagar todas as dívidas ativas.