Garanta sua inscrição no CADÚNICO para conseguir os benéficos do Bolsa Família, CNH Social, Minha Casa Minha Vida e mais!

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O Cadastro Único (CadÚnico) é o programa da Secretaria Nacional do Cadastro Único (Secad) que identifica e caracteriza famílias de baixa renda.

Fazer com que o governo saiba mais sobre a realidade socioeconômica dessa parcela da população.


No sistema, são registradas as características da residência, a identificação e escolaridade de cada pessoa que mora na casa e a situação de trabalho e renda, além de outras informações.


Esse cadastro permite que essas pessoas tenham acesso a diversos outros programas como Bolsa Família, CNH Social, Minha Casa Minha Vida e Carteira do Idoso.


As informações fornecidas são utilizadas pela União, Estados e municípios para implementar políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. 


Quem pode se inscrever?

Cadastro Único: Cadastro garantido no Bolsa Família, CNH Social, Minha Casa Minha Vida e MAIS!

Cadastro Único: Cadastro garantido no Bolsa Família, CNH Social, Minha Casa Minha Vida e MAIS! (Imagem: Google)

Aqueles que ganham até um salário mínimo por pessoa ou que ganham 3 salários mínimos da renda mensal total podem ser incluídos no Cadastro Único


Os dados dos inscritos no programa são utilizados como base para selecionar aqueles que podem se beneficiar dos programas assistenciais.
 


A matrícula do CadÚnico garante acesso a quais programas?

  • Bolsa de Família
  • Minha Casa, Minha Vida
  •  Bolsa Verde - Programa de Apoio à Conservação Ambiental
  •  Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI
  •  Promoção - Programa de Promoção das Atividades Produtivas Rurais
  • Carteira do Idoso;
  • Aposentadoria para pessoas de baixa renda;
  • Programa Brasil Afetuoso;
  • Programa Cisterna;
  • Telefone Popular;
  • Carta Social;
  • Pro Young Teen;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Passe Livre para pessoas com deficiência;
  • Isenção de Taxas em Concursos Públicos.

Estados e municípios também utilizam dados do Cadastro Único como base para seus programas sociais.


Como se inscrever?

Em alguns municípios, os cadastros são feitos por meio de visitas a famílias de baixa renda. 


No entanto, as famílias que estão com renda e não estão matriculadas podem ir a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), no município e solicitar a inscrição.


O que é preciso para se cadastrar ?

Tenha um responsável pela família para responder às perguntas do registro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.


Para o responsável pela família, preferencialmente mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.


Exceção: no caso dos responsáveis pelas famílias indígenas e quilombolas, qualquer um dos documentos abaixo pode ser apresentado. Não precisa ser o Número de Segurança Social dos Eleitores ou a Identificação Do Eleitor.


Exiba pelo menos um documento de todas as pessoas da família:

- Certidão de Nascimento;

- Certidão de Casamento;

– CPF;

- Carteira de Identidade (RG);

– Certidão Administrativa de Nascimento Indígena (RANI);

- Carteira de Trabalho; Ou

– Título de Eleitor.

Traga um comprovante de endereço, que pode ser conta de água ou luz. Não é obrigatório exibir, mas ajuda no preenchimento do endereço.


Importante:

Após o cadastro da família, é importante manter os dados sempre atualizados.

Sempre que você muda algo na família, como o nascimento de uma criança, se mudar para casa ou trabalhar, ou quando alguém sai para morar em casa, o tutor da família deve procurar o CRAS e atualizar os dados da família.


Documentos que facilitam o registro

Comprovante de endereço, preferencialmente a conta de luz;

Comprovante de matrícula escolar de crianças e jovens até 17 anos. Se você não tiver o voucher, o RF deve informar o nome da escola de cada criança ou jovem;

Carteira de trabalho


Posso registrar pessoas sem um documento?

Se algum dos familiares não tiver documentos, isso não é um problema, pois o entrevistador deve orientar e encaminhar a família ou a pessoa para levar os documentos. 


Se a pessoa nunca foi registrada, a primeira via da certidão de nascimento é feita gratuitamente, já que a inscrição é um direito da família de baixa renda.


No entanto, enquanto o tutor familiar não apresentar os documentos obrigatórios de todos os membros, o registro permanecerá incompleto.


Os casos podem ser notificados em que o Setor do Cadastro Único não deseja se cadastrar, para isso basta entrar em contato com a Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O telefone é 0800 707 2003, então basta selecionar a opção 5. 

(Inscrição Cadastro Único)