Confira como acumular dois benefícios do INSS ao mesmo tempo.

Imagem:Google

Com a reforma da Previdência, novas regras foram determinadas sobre o acúmulo de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em alguns casos restritos, os segurados podem acumular pagamentos, mas em outros acumulações são proibidas.

Saiba mais sobre isso abaixo.


O beneficiário poderia receber duas aposentadorias do INSS antes da reforma, mas agora deve ser originário de diferentes regimes previdenciários. Além disso, o segurado pode receber uma pensão por morte acumulada com a aposentadoria.


No entanto, é importante ressaltar que a outorga cumulativa também depende do período em que os benefícios foram solicitados. Abaixo estão alguns dos benefícios previdenciários que podem ser recebidos ao mesmo tempo:


Quais benefícios do INSS podem ser recebidos ao mesmo tempo?

Confira abaixo quais benefícios do INSS são cumulativos de acordo com as novas regras determinadas pela reforma da previdência:


Aposentadoria rural por idade + pensão por morte do trabalhador urbano;

 Pensão por morte decorrente de cônjuge ou companheiro de regime previdenciário + outra pensão por morte de regime diferente ou pensões aliadas a atividades militares;

 Consequente pensão por morte de cônjuge ou companheiro de um regime previdenciário + aposentadoria (Regime Geral ou Previdenciário) ou com renda por inatividade alienada das atividades militares;

Pensões vendidas às atividades militares presentes + aposentadoria (Regime Geral ou Previdenciário);

O caso dos professores que trabalham em escolas particulares e também são servidores públicos, é um exemplo permitido de recebimento de benefícios duplos. Esses profissionais podem se aposentar tanto pelo INSS, quanto pelo regime de previdência do município ou pelo estado em que é servidor.


Casos em que o acúmulo de benefícios do INSS é proibido

Sobre os acúmulos de benefícios previdenciários que são proibidos por lei, veja aqueles que se destacam:

  • aposentadoria + aposentadoria do mesmo regime previdenciário;
  • aposentadoria + auxílio-doença;
  • aposentadoria + auxílio-doença;
  • salário maternidade + auxílio-doença;
  • auxílio acidente + outros auxílios a acidentes;

mais de uma pensão por morte deixada por cônjuge ou companheiro, exceto para pensões do mesmo originário no exercício de cargos cumulativos;

seguro-desemprego + outro benefício previdenciário, com exceção da pensão por morte ou auxílio-acidente.