13º salário do INSS e PIS/PASEP 2021 poderá ser antecipados com fim do auxílio emergencial.

Imagem: Google

A equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro estuda, com o fim do pagamento do auxílio emergencial, antecipar os benefícios pagos durante o ano de 2021.

Como o 13º salário do INSS e do PIS/PASEP 2021.


Segundo o Jornal O Estado de S. Paulo, o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS e o pagamento do abono salarial PIS/Pasep podem ser pagos antecipadamente "se necessário".


Uma das fontes do Ministério da Economia esclareceu que o governo federal está observando e que o anúncio dessas medidas depende do "progresso da economia".


Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, em audiência pública, antecipou a avaliação dessas medidas para "calibrar o desembarque" da economia.


Guedes ressaltou que o governo não descarta "ferramentas que temos dentro do teto, completamente dentro do teto, e que até usamos antes da PEC da Guerra".


Em março, o governo autorizou a antecipação do 13º dos segurados do INSS para estimular a economia no início das medidas de distanciamento social.


Foi anunciada a antecipação do abono salarial e a suspensão do recolhimento do FGTS, PIS e Confins.


14º salário do INSS 

Havia um projeto de lei que queria o 14º salário pago este ano, já que o 13º tinha sido adiantado.


No final do ano, os aposentados vão perder esse dinheiro, por isso surgiu o projeto de lei 3.657/2020, do senador Paulo Paim (PT-RS).


O projeto de lei foi criado por meio de iniciativa popular, que queria autorizar o pagamento em dobro desse subsídio anual aos segurados e dependentes do RGPS (Regime Geral de Previdência Social), como salário emergencial para quem recebe aposentadorias, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou benefício de reclusão.


A justificativa do projeto foi baseada no "caráter humanitário", que buscava apoiar os brasileiros mais vulneráveis na sociedade, considerando que a renda dos aposentados ajuda no orçamento das famílias e que esse pagamento adicional retorna rapidamente ao comércio.


No entanto, o governo alegou falta de recursos para pagar o salário extra para o INSS.


Quem seriam os brasileiros beneficiados?

O benefício seria pago a quem recebesse:

  • Benefício de auxílio-doença do INSS
  • Auxílio-acidente inss
  • Aposentadoria do INSS
  • Pensão por morte do INSS
  • Auxílio de inclusão do INS