Mais calorias perdidas em menos tempo: conheça o treino bootcamp

Imagem: Google

Você já ouviu falar de treinamento de bootcamp? O esporte, que está na moda entre celebridades como Kim Kardashian, Jessica Alba e Juju Salimeni, surgiu nos Estados Unidos e ganhou força aqui no Brasil.

Inspirada no treinamento militar, a prática une treinamento funcional, musculação e aeróbica em exercícios que prometem maior ganho de massa magra. Você está curioso? Aproveitando que nesta terça-feira (1º) é comemorado o dia do profissional de educação física, o iBahia conversou com os instrutores Gutemberg Vieira, Kelly Cerqueira e respondeu as principais perguntas sobre o assunto. Verificar!


1. Quais são as principais características do treinamento?


O bootcamp, que alterna corridas com flexões e burpes, é uma alternativa para quem não gosta do ambiente tradicional de academia. Para o iBahia, Gutemberg explicou que o esporte utiliza, além do próprio peso do praticante, objetos que se assemelham a circuitos militares, como halteres, pneus, barras e cordas, e tem uma duração média de 45 minutos. Kelly ressalta que o treinamento deve ser iniciado com atividades que preparam o corpo para exercícios de intensidades variadas, como corrida, subidas de corda e etc.


2. E por que o esporte deveria ser uma chance?


Motivação, autoestima e cerca de 600 calorias gastas em uma aula são os benefícios tentadores do circuito. Segundo os profissionais, como qualquer outro exercício físico, quando praticado da forma correta e com a ajuda de um profissional, promove o bem-estar, com atividades que melhoram a condição cardiorrespiratória, ganho de consciência corporal, eliminação de gorduras e ganho de massa magra.


3. E há restrições sobre quem pode ou não praticar?


Apesar de ser um circuito intenso, o bootcamp é muito democrático e não tem restrições à idade ou tipo físico, é indicado até mesmo para quem é sedentário e quer "compensar o tempo perdido". "Todo mundo pode praticar, mas no seu tempo, respeitando as limitações. No entanto, a prática não é recomendada para quem tem problemas cardíacos, pois aumenta a frequência", alertou Kelly.


Mas não adianta fazer o seu melhor no treinamento sem ter uma dieta saudável. Por isso, para turbinar a prática, recomenda-se ter um acompanhamento nutricional e investir na ingestão de frutas, legumes e hortaliças.


4. Como diferenciar o treinamento de bootcamp do crossfit?


Exercícios em grupo, motivação constante dos alunos e distância de dispositivos comuns na academia: há tantas semelhanças entre bootcamp e crossfit que é comum fazer confusão. No entanto, as duas práticas têm diferenças cruciais, especialmente quando o assunto envolve as propostas que direcionam os alunos.


Segundo Gutemberg, o Crossfit traz a proposta da calistenia, um conjunto de exercícios funcionais em que a pessoa faz uso do próprio peso corporal para formar e construir massa muscular. O bootcamp busca trabalhar o corpo completamente através do movimento máximo, além de ter intensidade variada. Para escolher o melhor para você, você deve realizar experimentos e ver o que melhor se encaixa no seu perfil e suas individualidades.


Extra! Faça você mesmo: verifique os circuitos indicados pelos profissionais:


Gutemberg: 

Agachamento de 30 segundos

Corrida moderada de 1 minuto

30 segundos de chinelo

45 segundos de descanso

Flexão do braço de 30 segundos

30 segundos de deslocamento c/ pneu

30 segundos de Burpee

1 minuto de descanso


Kelly:

Agachamento com peso corporal

Flip-flop dianteiro

Sprow adaptado

Corrida estática

Dobrando com assistência

Chutar


Nota: após o alongamento inicial, o circuito deve ser concluído três a seis vezes, com 10 a 15 repetições de cada movimento. 


Fontes: Gutemberg Vieira (CREF: 014527-G/BA) e Kelly Cerqueira (CREF:012457-G/BA), ambas bacharels em educação física. 


*Sob a supervisão da repórter Lívia Oliveira