Renovação da CNH poderá ser solicitada pelo aplicativo CNH DIGITAL; Veja como funciona.

Imagem:Google

Os motoristas que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) próxima ao prazo de validade já podem solicitar a renovação do documento por aplicativo.

No entanto, essa opção só está disponível para quem mora em Minas Gerais.


O aplicativo é feito pela MG App, plataforma do governo estadual que permite aos mineiros realizar mais de 70 serviços totalmente online, incluindo o pedido de renovação da carteira. Confira o passo a passo:


  • Acesse o aplicativo MG App, disponível para sistemas operacionais Android e iOS;
  • Na aba "Veículos e Motoristas", selecione a opção "Solicitar renovação da CNH";
  • Digite seu CPF, o município onde mora e as datas de nascimento e a primeira qualificação;
  • O aplicativo direcionará o motorista para uma das clínicas credenciadas pelo governo estadual para realizar o exame e, assim, renovar o documento.

Prorrogação da validade da CNH

A medida que determina as novas datas para a renovação das CNHs com vencimento em 2020 já está em vigor. As datas de validade foram automaticamente prorrogadas em um ano devido à pandemia.


A decisão estabelece um novo cronograma de renovação a partir do mês de vencimento da carteira este ano. Dessa forma, o motorista terá todo o mês correspondente em 2021 para emitir o novo documento.


Por exemplo, se a CNH expirar entre 1º e 31 de janeiro de 2020, o prazo de renovação será entre 1º e 31 de janeiro de 2021. Se a data de vencimento deste ano tiver caído entre 1º e 29 de fevereiro, a renovação deve ser feita entre 1º e 28 de fevereiro de 2021, e assim por diante.


Vale ressaltar que a medida também é válida para Licenças de Condução (PPD) e Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Os serviços de transferência de veículos, comunicação de vendas e mudança de endereço também foram retomados.


CRLV é novamente necessário

De acordo com a medida, a posse do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) registrado no estado de Minas Gerais também será obrigatória no próximo ano. Portanto, os motoristas serão obrigados a apresentar o documento para 2020. Os prazos variam dependendo do número final da placa do veículo. Verificar:


  • Veículos com placa final 1, 2, 3, 4 e 5: requisitos CRLV 2020 a partir de 1º de fevereiro de 2021;
  • Veículos com placa final 6, 7, 8, 9 e 0: requisitos CRLV 2020 a partir de 1º de março de 2021