Quer fazer intercambio no Canadá? Universidades recrutam brasileiros e oferecem bolsas.

Imagem: Google

Se você quer viver/estudar em outro país, esta pode ser a sua chance! A Université Laval e o Institut National de la Recherche Scientifique (INRS) selecionam brasileiros para fazer mestrado e doutorado em 2021.

As oportunidades são para a cidade de Québec, no Canadá.


As instituições oferecem programas de pesquisa em cinco áreas: Ciências da Água, Ciências da Saúde, Ciências da Terra, Estudos Populacionais (Demografia e Sociologia) e Transferência de Mobilização e Conhecimento (Ciências Humanas/Sociais). E o melhor de tudo, as duas universidades oferecem bolsas de estudo para brasileiros.


Você está interessado? As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste site até o dia 4 de janeiro. A seleção dos alunos será feita pela agência internacional Québec. Confira os requisitos para participar!


Processo seletivo

Os programas de cada instituição e área de estudo têm diferentes pré-requisitos. No entanto, embora a inscrição possa ser feita em francês ou inglês, os candidatos precisarão de um bom nível da língua francesa.
A Québec International recomenda que os interessados tenham um nível intermediário do idioma.


Após a pré-seleção feita pela agência, os profissionais passarão por uma entrevista virtual com representantes das instituições entre os dias 1º e 5 de fevereiro. Durante o processo, você não precisará ter documentos de imigração para participar.


Pedidos de ajuda ou sem custos, de acordo com a diretora de mobilidade internacional da Québec International, Sara Tapia, devem ser feitos após a resposta positiva do orientador do projeto de pesquisa. "Em relação ao financiamento, será o orientador que informará o candidato aprovado sobre a obtenção da bolsa e também quem fará os procedimentos necessários para recebê-la", explica Tapia.


Para mais informações sobre as bolsas da Université Laval, acesse esta página. Para instituir nacional de la recherche scientifique, basta entrar neste site. "Não há uma quantidade específica de bolsas por nível. Em ambas as universidades, algumas bolsas são limitadas, mas todos os doutorandos têm o direito de concorrer a bolsas de estudo para isenção de taxas de estudo", ressalta o diretor.