Plataforma de pagamento PIX começa a operar, aproveite e tire suas dúvidas.

Imagem: Google

Na segunda-feira (16), a Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central (BC), entra em pleno funcionamento após passar por um período de testes com operação limitada por volumes e horários.
Agora, todos os 762 bancos e mais de 50 milhões de clientes cadastrados poderão utilizar a plataforma, que funcionará 24 horas por dia, todos os dias do ano.


A Pix passou por uma fase de operação controlada antes de entrar em operação total, com apenas 5% da base de clientes dos bancos e horas limitadas trabalhando neste período de teste da ferramenta.


Confira algumas informações sobre pix

O que é Pix? 

Pix é um novo sistema para transferir dinheiro instantaneamente. Será uma alternativa ao DOC e ted para fazer transações. Ele também pode ser usado para fazer pagamentos, como uma opção para o cartão de débito, cartão de crédito ou o bilhete. 


Quem desenvolveu pix? 

O Pix foi desenvolvido pelo Banco Central, mas serão as instituições financeiras que oferecerão a tecnologia. Quando você fizer um pagamento ou transferência de dinheiro, além de TED e DOC, você terá a opção de fazer um Pix.


Benefícios da Pix

Segundo o BC, as principais vantagens da Pix são: a ferramenta estará disponível 24 horas por dia, todos os dias, as transações serão concluídas em menos de 10 segundos e serão gratuitas para pessoas físicas, incluindo microempreendedores individuais (MEIs).


Chaves Pix

 A chave Pix é como o endereço da conta Pix. Para criar uma chave Pix, a pessoa ou empresa precisa usar uma das quatro maneiras de identificar: 


  • CPF/CNPJ;
  • e-mail;
  • número do telefone celular;
  • chave aleatória. 


A chave aleatória pode ser um login, ou seja, um conjunto de números gerados aleatoriamente, letras e símbolos que identificarão a conta de destino do recurso. 


O cadastro das chaves pix deve ser realizado através dos canais de acesso de um banco ou instituição financeira onde a pessoa possui conta. Cada instituição financeira deve informar seus clientes sobre como proceder. 


Pessoas físicas podem ter até 5 chaves para cada conta da qual são titulares, enquanto as pessoas jurídicas podem ter 20 chaves para cada conta.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem