Aposentadoria do INSS: Veja Quanto tempo falta para conseguir o benefício e Aprenda a simular.


Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem calcular o tempo que resta para obter o benefício de aposentadoria através do aplicativo Meu INSS.
Levando em conta uma série de regras instituídas pelo órgão que variam de acordo com o tempo de contribuição trabalhista.


Antes de calcular o tempo que resta para obter o benefício, é preciso conhecer as regras que o INSS impõe para solicitar a aposentadoria, que são:


  • Ter 65 anos ou mais, no caso dos homens, ou 62 anos, no caso das mulheres;
  • Homens precisam contribuir por pelo menos 20 anos e mulheres por 15 anos. Quanto menor o tempo de contribuição, menor o valor da aposentadoria;

Vale ressaltar que essas regras são inteiramente válidas para aqueles que ainda não contribuíram para o INSS ou para o regime de Previdência dos empregados sindicais.


Para quem já estava no mercado de trabalho antes de 12 de novembro de 2019, as regras são diferentes.


Como fazer o cálculo?

Na verdade, o cálculo não precisa ser realizado manualmente, pois o aplicativo Meu Inss, disponível gratuitamente para sistemas operacionais Android e iOs, fornece a declaração de contribuições previdenciárias para cada trabalhador.


Quanto eu posso receber?

Benefício integral: Para ter direito ao valor máximo possível da aposentadoria – ou seja, 100% da média salarial ativa, limitado ao teto do INSS, que hoje é de R$ 6.101,06 –, o trabalhador terá que ter contribuído por 40 anos para a Previdência Social;


Escadinha: Mulheres que contribuíram há cerca de 15 anos e homens que contribuíram por 20 anos terão direito a apenas 60% do valor do benefício. A cada ano adicional de contribuição, a parcela sobe dois pontos percentuais, até chegar a 100% com 40 anos de contribuição;


Na prática: Em três das quatro modalidades disponíveis para aposentadoria, há a exigência de tempo de contribuição de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens. Assim, na prática, as mulheres vão se aposentar com pelo menos 80% do benefício e os homens com 90%;


Piso: O valor mínimo da aposentadoria continua sendo o piso nacional. Mesmo que o trabalhador tenha contribuído por menos de 40 anos, ele terá direito a receber pelo menos o salário mínimo, que hoje é de R$ 1.045.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem