Abono FGTS finaliza calendário do saque emergencial neste sábado (14); Confira as vantagens em receber.

Imagem: Google

A decolagem do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício que tem data para acabar e está próximo.

A saída emergencial é liberada para todos os titulares do FGTS com saldo, independentemente de ter a conta ativa ou inativa. A decolagem deve ser feita até o último dia deste ano. Diante da pandemia do novo coronavírus no Brasil, essa é uma boa oportunidade para quem precisa de uma renda extra.


Saída de emergência e pandemia

O pagamento do valor é feito exclusivamente por meio de crédito na poupança social digital da Caixa.


A mudança também pode ser feita através do aplicativo Tem Box, disponível gratuitamente para sistemas operacionais Android e iOs.


A segunda possibilidade tem sido a alternativa mais viável durante a pandemia Covid-19 para que o cuidado presencial seja evitado para conter o progresso da doença no país.


A Caixa ressalta ainda que o atendimento presencial deve ser realizado apenas com o uso obrigatório de máscaras, respeitando o distanciamento social de um metro e meio entre pessoas e sem acompanhantes.


Quando e como irei receber?

Além do aplicativo Caixa Tem, o fundo oferece seu próprio aplicativo, o FGTS, também disponível gratuitamente para sistemas operacionais Android e iOs.


Nele, você pode ver tanto o valor do saque emergencial disponível, quanto a data em que o recurso será creditado.


Essas informações também podem ser oferecidas através do site da Caixa, Internet Banking e telefone 111 (opção de imprensa 2).


Ainda em relação ao pagamento emergencial, há um calendário de crédito e disponibilidade para saque regido pelo mês de nascimento dos beneficiários.


Os aniversariantes de janeiro a outubro já passaram pelas duas fases e devem fazer o saque até 31 de dezembro.


Os aniversariantes de novembro e dezembro, terão a liberação para liberação e transferência a partir de sábado (14). O prazo para esses titulares também é o último dia do ano.


Caso não haja movimentação na poupança até o prazo final, os valores retornarão para a conta do FGTS do trabalhador, devidamente corrigido.


O trabalhador que não recebeu o valor na data agendada, mas tem direito à transferência, deve analisar se os dados cadastrais estão atualizados.


A atualização pode ser feita por meio do aplicativo do FGTS, bem como a solicitação de abertura da conta poupança digital, caso ainda não tenha sido creditada.


O público que tem direito à quitação emergencial, mas não quer receber o valor, não deve fazer movimentação na poupança digital da Caixa Tem até 30 de novembro.


Se você mudar de ideia, você pode acessar o aplicativo do FGTS normalmente para fazer a solicitação, lembrando sempre o prazo: 31 de dezembro deste ano.


Fraude de saque emergencial do FGTS

Pessoas de má fé têm aplicado golpes no saque emergencial do FGTS. Por isso, a Caixa Econômica Federal lançou uma série de diretrizes para que os beneficiários não caiam em golpes.


A primeira é estar ciente de que o banco não envia mensagens solicitando senhas, dados ou informações pessoais, nem links ou solicita confirmação de dados ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp.


No caso dos trabalhadores que já foram vítimas do golpe, a instrução é ir pessoalmente a uma agência da Caixa com documento de ordem original em mãos para abrir uma solicitação e ter o valor de volta.


Recomenda-se também registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima da residência da vítima.


Ao fazer o pedido de saque, é importante que o beneficiário o faça o mais rápido possível, para que um golpista não antecipe e cause prejuízo.