Detalhes das Regras para o prazo de validade da CNH voltam a ser cobradas na próxima semana; Veja como renovar.

Imagem: Reprodução / Google

Atenção motoristas! Prazo para a renovação da CNH será cobrado novamente a partir de janeiro. Nesta semana, o Contran informou que vai acabar com a medida de flexibilização para quem tem a Carteira Nacional de Habilitação vencida. Inicialmente, a proposta foi aprovada para evitar aglomerações por causa do Covid-19, mas agora deve ser suspensa.
 

A decisão de cancelar o procedimento de atualização da CNH foi adotada em março deste ano, devido à chegada do Covid-19.


Já em junho, o Conselho Nacional de Trânsito adiou o prazo de renovação do documento por meio da publicação da Resolução 782/20. Os brasileiros ficariam sem prazos para CNH por tempo indeterminado.  


No entanto, esta semana o órgão voltou e marcou uma data. De acordo com o relatório divulgado no Diário Oficial, os procedimentos de atualização serão feitos normalmente durante o mês de cada grupo.


A medida será válida para todos os motoristas que ficaram com a CNH atrasada em 2020, sendo alterada a partir de 1º de janeiro de 2021.  


Organização de prazos para atualização da CNH  

Para quem teve o documento expirado em janeiro de 2020, o prazo máximo de renovação é 31 de janeiro de 2021.
Para quem ficou com a CNH invalidada em fevereiro, terá até 28 do mesmo mês também em 2021. 


O mesmo se aplicará aos motoristas em março que terão até o dia 31 para corrigir a papelada e assim por diante.  


Em janeiro de 2021 não há tolerância para irregulares 

No caso dos motoristas que terão o documento expirado somente a partir de janeiro de 2021, o Contran explicou que não haverá um período mínimo de correção.


Para esse grupo, a fiscalização ocorrerá em situação normal, com base nas regras do Código de Trânsito Brasileiro, que diz que é permitido dirigir por até 30 dias com a CNH vencida. 


Vale ressaltar ainda que o período de renovação da CNH permanece válido a cada 5 anos para motoristas de até 65 anos. Após esse período, o período é de até três anos.