Teleperícia do INSS: Saiba como participar do exame por vídeo chamada.

Imagem: Google

O INSS inicia sua fase piloto de sua expertise. Começou nesta segunda-feira (16), o novo serviço de avaliação médica do Instituto Social da Previdência Social. Até 31 de janeiro de 2021, um grupo pode ser consultado via vídeo chamada.

O procedimento também conta com a ajuda de um profissional de saúde privado e passará por um período de testes.  


A perícia médica digital do INSS foi motivada diante da realidade atual do Covid-19. Com as agências fechadas ou reabertas, mas ainda inseguras, a agência optou por realizar avaliações de saúde para a concessão de benefícios por meio de plataformas digitais.  


No entanto, vale ressaltar que o procedimento está sendo feito apenas como um teste e se bem sucedido será definitivamente implementado em 2021.


A ideia do INSS é que as empresas tenham um médico parceiro para que o funcionário avalie o funcionário e encaminhe o relatório aos seus especialistas.  


Como fazer a experiência online  

O procedimento foi feito apenas por um grupo específico.
O INSS solicitou que as empresas se inscrevam como voluntários para passar no teste


Aqueles que estão vinculados vêm realizando exames com médicos de trabalho associados à empresa em que atua, juntamente com uma chamada de vídeo do INSS. 


Durante os exames o perito do órgão está dando as instruções para que o outro médico faça os toques e, em seguida, ambos cheguem ao acordo do relatório, autorizando ou não o benefício.  


Os médicos são contra a medida. 

Ciente da situação, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) se posicionou contra a decisão do órgão.  


"Não há calamidade na perícia médica federal e a prova disso é que os horários de atendimento de peritos médicos federais em todo o país são muitas vezes vazios ou incompletos", diz o comunicado. 


A ANMP também explicou que o Conselho Federal de Medicina (CFM) "tem inúmeros atos que proíbem o uso de recursos tecnológicos em perícia médica". 


A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho respondeu que "está preparada para iniciar a Perícia Médica com Uso de Telemedicina (PMUT)", nesta segunda-feira.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem